Saúde

Nova campanha de vacinação contra o sarampo ocorre a partir do dia 10

Desta vez o público-alvo serão pessoas com faixa etária entre 5 até 19 anos. Em Jaraguá do Sul 15 mil pessoas ainda não foram imunizadas

31 JAN 2020 • POR Da Redação • 06h00

O combate contra o sarampo continua da pauta de ações da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jaraguá do Sul ao longo de 2020. O diretor municipal de Vigilância em Laude, Dalton Fischer, destaca que no período de 10 fevereiro a 13 março haverá mais uma etapa da campanha de vacinação contra o sarampo na qual o público-alvo serão os munícipes de 5 até 19 anos. O Dia D desta ação ocorrerá no dia 15 do próximo mês (sábado).

“Ano passado foi feita uma grande campanha da conscientização das pessoas em relação a sarampo, uma iniciativa que imunizou praticamente 90% da população jaraguaense. No entanto existe um percentual, algo em torno de 15 mil pessoas que ainda não foram imunizados” relembrou Fischer.

O diretor de Vigilância em Saúde também faz um apelo: “Normalmente, quando o Ministério da Saúde lança uma campanha de vacinação é extremamente importante que a população busque a vacina nas unidades de Saúde do Município. Porém, tanto em Jaraguá do Sul como também em outras regiões, muitas pessoas só acabam dando importância à vacina quanto acontece um caso grave. Todo o ano fazemos o alerta, por exemplo, em relação à vacina da gripe. mas as pessoas demoram para ir nas unidades de saúde. Somente quando ocorre o primeiro óbito por influenza em Jaraguá ou região, há uma procura bastante grande. Ou seja, quando a campanha é lançada procurem ir o quanto antes aos postos de saúde para evitar uma perda que pode ser irreparável”.

Fischer acrescenta ainda que mal completou o mês de janeiro, a Secretaria de Saúde já contabiliza um caso confirmado e outras cinco pessoas com suspeitas de sarampo no Município. “O paciente diagnosticado com sarampo passa bem, porém não se pode esquecer que é uma doença grave. Devemos ficar atento aos sintomas como tosse, febre, manchas avermelhadas na pele e dores pelo corpo. A melhor maneira de prevenção ainda é a vacina”, ponderou.

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!