Geral

Processo de construção do maior reservatório de água da cidade começa hoje

A primeira obra será a demolição de um reservatório de um milhão de litros de água para a construção do novo tanque, que terá capacidade para armazenar quatro milhões litros.

25 NOV 2019 • POR Da Redação • 13h01

O Samae inicia o processo de construção do maior reservatório de água potável do município de Jaraguá do Sul. A primeira obra será a demolição de um reservatório de um milhão de litros de água para a construção do novo tanque, que terá capacidade para armazenar quatro milhões litros. A demolição começa nesta segunda-feira (25), na área onde existem dois reservatórios (R3), na Rua Heinz Barg, fundos da KG Motos, na Vila Baependi.

 

Conforme o presidente do Samae, Ademir Izidoro, antes ainda da demolição será feito o isolamento da rede de água que chega ao reservatório “A” e que manterá o abastecimento no reservatório “B”, que fica ao lado. Depois disso, ainda na próxima semana, deve começar a demolição da estrutura de concreto, com estimativa de 20 dias de trabalho. A intenção é que, durante o período da construção do novo reservatório, os bairros: Vila Baependi, Vila Lalau, Vieira, Centenário, Czerniewicz, Amizade e Ilha da Figueira tenham abastecimento normal.

 

O novo reservatório terá 23 metros de diâmetro por 10 metros de altura, e será erguido em estrutura de aço vitrificado – mesmo produto utilizado no reservatório R6, do Morro do Picolli –, tendo vantagens interessantes em relação aos demais sistemas de construção. O investimento nesta obra será de R$ 2,7 milhões, sendo que a mesma está inserida no PAS – Plano de Ampliação de Saneamento, com recursos próprios da autarquia municipal e também do BNDES.

 

Além da construção do novo reservatório, o complexo do R3 teve a pavimentação em concreto do acesso, pela Rua Heinz Barg, e está em andamento a instalação de uma adutora virgem, que levará água direto da ETA Central do Samae, no bairro Água Verde, aos reservatórios e de lá, será feita a distribuição aos consumidores por outra rede. A instalação desta nova adutora está sendo pela ciclofaixa da Rua Presidente Epitácio Pessoa e, nesta sexta-feira (22), encontra-se nas imediações do Colégio Jangada. “Com isso, o Samae busca reduzir as perdas de água tratada, aumentando a reservação e, consequentemente, a eficiência na prestação deste serviço”, comenta Izidoro.