Economia

Aplicativo facilita experiência de compra em supermercados

Gerenciar o tempo é um dos grandes desafios da atualidade. Com a famosa correria do dia a dia, as pessoas querem investir os momentos valiosos de folga em algo para si ou aproveitar com a família e os amigos.

15 NOV 2019 • POR Rádio Jaraguá • 12h38

 Por isso, alternativas que ofereçam facilidade para qualquer situação são tendências, principalmente, no Brasil.

De olho nesse mercado e com um incentivo inovador em meses de pesquisas no Vale do Silício, a startup Beepay desenvolveu uma ferramenta voltada ao segmento supermercadista. Segundo a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), em 2018, 89,7 mil lojas estavam em operação no Brasil, ou seja, o setor possui grande representatividade na economia nacional. Mas, mesmo com tanta oferta, quem recorre a algum estabelecimento para abastecer a despensa de casa precisa estar preparado para empurrar um carrinho por corredores lotados, selecionar produtos e enfrentar filas, geralmente, gigantescas nos caixas de pagamento.

Na proposta da Beepay, a ideia é melhorar a experiência do cliente, sem o cansaço habitual causado por um supermercado cheio. Com o aplicativo, ele vai poder entrar no supermercado, comprar tudo usando apenas o celular e ir embora tranquilamente. As compras selecionadas são entregues em casa.  

Para alcançar esse resultado, a startup analisou compras efetuadas em grupos de supermercados, o que permitiu observar e identificar o comportamento do consumidor, problemas, desejos e necessidades. A ferramenta foi pensada como apoio de experiência de loja física, pois, apesar dos serviços de compras online, os consumidores ainda preferem sair de casas para adquirir algum produto.

O carrinho virtual comporta os itens bipados pelo cliente, sem limite de quantidade de produtos. Depois, ele tem a oportunidade de conferir as compras, alterar ou excluir itens antes de finalizar a compra. O pagamento pode ser feito diretamente nos caixas exclusivos para a modalidade disponíveis no supermercado ou, para facilitar, na própria plataforma. Conforme as regras do estabelecimento, o consumidor recebe as compras em casa e emite uma avaliação imediata da experiência de compra.

Em contrapartida, a loja otimiza espaço, tempo e obtém ganhos de produtividade. A solução imediata promove ganho competitivo e operacional em diversas áreas do negócio. Uma delas está relacionada à redução de exigência de investimentos na infraestrutura de logística interna. Ao usar o Beepay, ocorre melhora na circulação interna do supermercado e os famosos “engarrafamentos” acabam. Mais informações, no site beepayapp.com.br.

Sobre a Spin

A Spin é a primeira e a maior rede de aceleradoras Startup+Indústria do Brasil (hardware e software), a maior aceleradora de Santa Catarina (Distrito/KPMG) e também uma das dez melhores aceleradoras do país (Startup Awards 2018 e 2019). Com unidades estabelecidas nas cidades de São Paulo, Curitiba, Joinville, Blumenau e Jaraguá do Sul, a Spin é parceira oficial do Stanford Research Institute para todo o território nacional e tem como objetivo colocar frente a frente startups inovadoras, indústrias em transformação e investidores interessados em criar negócios exponenciais. Para saber mais, basta acessar o site www.spin.capital. A aceleradora também está nas redes sociais (@spin.capital) e possui o portal de educação www.exponencial.vc.