Saúde

Jaraguá tem sete casos confirmados de sarampo

Os dados foram atualizados pela Secretaria de Saúde nesta quinta-feira (7)

7 NOV 2019 • POR Janici Demetrio • 16h00

Subiu para sete o número de casos confirmados de sarampo em Jaraguá. Os dados foram atualizados pela Secretaria de Saúde nesta quinta-feira (7). Estão em investigação 34 casos suspeitos de sarampo. Foram coletadas 13 amostras para análise no município; sendo sete confirmados através de exame laboratorial e doisnegativos realizado pelo Lacen/SC. No momento quatro pessoas ainda aguardam resultados dos exames. A Vigilância Epidemiológica Municipal, em conjunto com a Vigilância do Estado, está realizando as ações de investigação e bloqueio vacinal dos demais casos notificados relacionados ao evento ocorrido no dia 18 de outubro em Joinville.

O sarampo é uma doença respiratória, exantemática aguda e extremamente contagiosa, que pode evoluir com gravidade e causar com complicações como pneumonia e encefalite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar. O contágio tem sido descrito por dispersão de aerossóis com partículas virais no ar, em ambientes fechados, como escolas, creches e clínicas.

O sarampo é transmitido seis dias antes e quatro dias após o aparecimento do exantema (manchas vermelhas), sendo o período de maior risco dois dias antes e dois dias após o início do exantema. No Brasil, o sarampo é uma doença de notificação compulsória devendo estas serem notificadas às secretarias de saúde em até 24 horas.

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!