Jaraguá do Sul

Novo flagra de depósito ilegal de lixo

O caso ocorreu na região do Krause, na Ilha da Figueira. O local costuma ser usado como lixão clandestino e já foi alvo de outras ações de fiscalização do município

1 NOV 2019 • POR Da Redação • 14h30

As câmeras e armadilhas fotográficas colocadas estrategicamente em alguns pontos de Jaraguá do Sul flagraram outro casal depositando lixo de maneira ilegal. O caso ocorreu na região do Krause, na Ilha da Figueira. O local costuma ser usado como lixão clandestino e já foi alvo de outras ações de fiscalização do município.

O carro utilizado pela dupla está identificado como sendo de uma empresa. Eles chegaram com a caçamba cheia de lixo e foram embora com ela vazia. As imagens, que estão em poder da PM, mostram toda a ação do casal. Segundo o presidente da Fujama (Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente), Normando Zitta, a multa para este tipo de ação varia de R$ 5 mil a R$ 50 mil.

Neste ano, oito pessoas foram flagradas cometendo esse tipo de crime. Eles foram identificadas e autuadas.

O combate ao depósito irregular de lixo tem sido intensificado por meio de um trabalho conjunto envolvendo a Fujama, a Diretoria de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Jaraguá do Sul e a Polícia Militar.

O diretor de Defesa Civil, Hideraldo Colle, pede que a comunidade auxilie denunciando as ocorrências. O descarte incorreto de materiais pode ser denunciado por meio da Ouvidoria no 0800 642 0156, ou diretamente com a PM no 190. A identidade do denunciante será preservada.

Hideraldo Colle lembra que neste ano a Prefeitura inaugurou o Posto de Entrega Voluntária (PEV). No local, a pessoa pode deixar gratuitamente entulhos domésticos que não utiliza mais - como móveis, eletrônicos e outros materiais.

O PEV funciona de segunda à sexta-feira das 7 às 19 horas, e sábados das 8 às 14 horas. A estrutura fica na rua Leocádio Rodrigues (Vila Lenzi), entre as ruas Goiás e Erich Aben, próximo da Arena Jaraguá.

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!