Segurança

Rede de Vizinhos alcança a marca de 100 grupos em Jaraguá do Sul

Com essa implantação, a Rede de Vizinhos está presente em 36 bairros de Jaraguá do Sul, e envolve mais de 3 mil pessoas.

30 OUT 2019 • POR Rádio Jaraguá • 12h17

No mês de outubro, o Programa Rede de Vizinhos da Polícia Militar, em Jaraguá do Sul, atingiu a marca de 100 grupos formalizados.

A reunião ocorreu no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul – Cejas, na noite do dia 15 de outubro, e contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas.

Com essa implantação, a Rede de Vizinhos está presente em 36 bairros de Jaraguá do Sul, e envolve mais de 3 mil pessoas.

Na oportunidade, o comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Marcio Leandro Reisdorfer, falou sobre os índices de ocorrências e o esforço que a unidade faz para diminuir a criminalidade.

Na sequência o coordenador das Redes de Prevenção na área do batalhão, capitão Antonio Benda da Rocha, abordou o tema Rede de Vizinhos, explicando o que é a rede e o papel do cidadão e da polícia nesse contexto.

A Rede de Vizinhos da PMSC é uma estratégia de policiamento, em que uma rede organizada entre comunidade e Polícia Militar, pautada na filosofia de polícia comunitária, reúne vizinhos de uma determinada localidade para atuarem em cooperação e se associarem com o intento de fomentar parcerias e fortalecer as relações interpessoais e a cidadania ativa do bairro, bem como de melhorar a relação entre a polícia e a comunidade e de aumentar a vigilância natural a fim de prevenir e restaurar problemas de ordem pública, garantindo a incolumidade física das pessoas e do patrimônio.

A implementação da REDE passa por uma série de etapas que constituem uma metodologia de trabalho própria. A metodologia foi construída a partir de boas práticas vivenciadas em Santa Catarina a partir do estudo de experiências americanas, britânicas e australianas de neighbourhood watch.