Geral

Jaraguá saiu na frente com integração de dados, decretada por Bolsonaro

Em Jaraguá do Sul, a Lei de Integração de Comunicação de Dados foi sancionada em 20 de maio deste ano

15 OUT 2019 • POR Janici Demetrio • 06h00

Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro assinou decreto que instituiu o Cadastro Base do Cidadão, que integra informações pessoais dos cidadãos e das empresas. Em Jaraguá do Sul, a Lei de Integração de Comunicação de Dados foi sancionada em 20 de maio deste ano. 

Segundo o diretor de TI da Prefeitura, Marcio Silveira, o município é pioneiro em usar a tecnologia para facilitar a vida das pessoas. O objetivo maior da integração de dados é o de evitar o deslocamento dos cidadãos de órgão em órgão público para juntar documentos e certidões para realizarem o serviço que desejam. 

Outra novidade é que na próxima temporada de matrícula e rematrícula, o envio das informações sobre a carteira de vacinação das crianças será automático do banco de dados da Secretaria de Saúde às unidades escolares.  

O Geoportal é outro exemplo da tecnologia sendo utilizada no Município. Através do sistema, disponível no site da Prefeitura de Jaraguá do Sul, é possível acessar informações cartográficas e do banco de dados, de maneira ágil e rápida. O GeoPortal beneficia, principalmente, aquelas pessoas que se dirigiam até a Prefeitura e que agora podem consultar as informações, como IPTU, matrícula de imóvel, se está ou não em área alegável, através da internet, além de profissionais das áreas de engenharia, arquitetura, topografia, corretores de imóveis e escritórios de contabilidade. 

Segundo o governo federal, o objetivo é que o Cadastro Base do Cidadão se consolide como a única referência de informações dos cidadãos para o governo. 

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!