Geral

Reforma Tributária: principais mudanças são apresentadas para a classe empresarial

O Deputado Federal Carlos Chiodini (MDB), falou sobre o tema na noite desta segunda-feira (23/9), durante a reunião plenária da Associação Empresarial de Guaramirim (ACIAG)

24 SET 2019 • POR Da Redação • 15h30

Simplificar o recolhimento de impostos, reduzir os índices de sonegação e desburocratizar: essas são as duas principais propostas da Reforma Tributária, em discussão pela Câmara Federal e Senado. O Deputado Federal Carlos Chiodini (MDB), falou sobre o tema na noite desta segunda-feira (23/9), durante a reunião plenária da Associação Empresarial de Guaramirim (ACIAG).

Segundo Chiodini, o Brasil tem um dos sistemas tributários mais completos e complexos do mundo. Com a proposta, taxas como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), Imposto sobre operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre prestações de serviços (ICMS) e Imposto Sobre Serviços de qualquer natureza (ISS), serão substituídos por uma única taxa: o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), com base de cálculo uniforme em todo o país.  “É necessário buscar a simplificação e a desburocratização. Não é baixar a receita do governo, pois o governo não tem condições de reduzir estes valores. Ele já está deficitário com atual receita. Mas sim simplificar, baixar a carga [tributária] e cobrar de quem não paga. Atualmente, poucos pagam muito e muitos pagam pouco ou nada: as novas regras preveem essa equidade”, comenta.

A ACIAG, participa também de grupos regionais que discutem as principais mudanças da reforma e os possíveis impactos na rotina da classe empresarial. A próxima reunião plenária será no dia 30 de setembro, com o tema “cenário econômico para investidores e empreendedores”. O encontro será às 18h30min, na sede da ACIAG (Rua 28 de Agosto, 890, no Centro de Guaramirim).

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!