Saúde

Secretaria de Saúde de Jaraguá reforça necessidade de vacinação contra o sarampo

A vacina está disponível em todas as Unidades de Saúde com sala de vacina

20 SET 2019 • POR Janici Demetrio • 13h55

A Secretaria de Saúde de Jaraguá notificou até agora, sete casos suspeitos de sarampo. Porém, nenhum foi confirmado. Mesmo assim, a Pasta ressalta que a vacina tríplice viral é a maneira mais eficaz de prevenção contra a doença, além de proteger também contra rubéola e caxumba. 

O Ministério da Saúde recomenda a intensificação da vacinação de rotina, conforme Calendário Nacional de Vacinação com uma dose da vacina aos 12 meses e com reforço aos 15 meses; duas doses a partir de 12 meses a 29 anos de idade; e uma dose para a população de 30 a 49 anos de idade; além da dose zero para crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias. 
 
A vacina está disponível em todas as Unidades de Saúde com sala de vacina. A cobertura vacinal exigida pelo Ministério da Saúde é de 95% para o público infantil até 5 anos de idade. Em 2018 a cobertura vacinal nesse público foi de 98.27% no município. 

Neste ano, foram notificados 195 casos suspeitos de sarampo em Santa Catarina, com 19 confirmações. Entre os 19 casos confirmados, 3 foram em tripulantes de navio em fevereiro, e outros 16 casos estão distribuídos geograficamente nos municípios de Florianópolis (12), Guaramirim (1), Barra Velha (2) e Balneário Camboriú (1). 

Os casos confirmados até agora são classificados como importados, pois as evidências epidemiológicas demonstram que, além dos tripulantes do navio de nacionalidade estrangeira, os novos casos registrados depois disso têm histórico de residência, deslocamento e/ou contato com casos confirmados no período de exposição no estado de São Paulo onde está ocorrendo surto. Entre os 12 casos confirmados em Florianópolis, 6 são considerados casos secundários pois residem no munícipio, no entanto, contraíram a doença a partir de casos originários de São Paulo. 

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!