Saúde

Guaramirim segue com ações para evitar febre amarela

Até o momento, o Estado já registrou duas mortes por conta da doença

18 SET 2019 • POR Janici Demetrio • 06h00

Durante três dias, biólogos e médicos veterinários das equipes municipais e das regionais de Saúde de Santa Catarina participaram de uma capacitação realizada pelo Ministério da Saúde (MS) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Florianópolis. O objetivo do treinamento foi preparar e sensibilizar a notificação das mortes e adoecimento de macacos, de forma rápida no Estado através do Sistema de Informação em Saúde Silvestre (SISS-Geo). 

 Essa ação faz parte do Plano de Ação de Enfrentamento da Febre Amarela, lançado no último dia 30 de agosto pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), da Secretaria de Estado da Saúde (SES). 

 Até o momento, o Estado já registrou duas mortes por conta da doença. A primeira foi no dia 28 de março deste ano, um homem de 36 anos, da localidade de Pirabeiraba, em Joinville, sem registro de vacina e a outra, registrada no final de junho, um homem de 40 anos, residente de Itaiópolis, também no Norte do Estado e sem registro de vacina. 

 Além disso, Santa Catarina já tem o registro de cinco mortes de macacos por febre amarela, localizados em Garuva (1), Indaial (1), Jaraguá do Sul (1) e Joinville (2).  

 Por conta disso, e para evitar novos casos, as secretarias municipais de Saúde promovem ações para conscientizar a população para a vacinação, que continua sendo a melhor forma de se prevenir a doença. 

 Em Guaramirim, a Secretaria de Saúde está fazendo uma varredura nas localidades que possuem características ecológicas favoráveis para a dispersão do vírus.  Conforme o secretário, Marcelo Deretti, um questionário sobre a vacinação e se houve ocorrência de mortes de macacos em regiões de matas está sendo aplicado, para posterior implementação de medidas para impedir o avanço da doença.  

 Até o momento, a cobertura vacinal de SC está em 78%. A meta é atingir 95%. Por isso, todos os moradores de Santa Catarina com mais de nove meses devem se imunizar. A dose está disponível nas mais de mil salas de vacina do Estado. Uma única dose é suficiente para prevenir a doença. Em Guaramirim, a meta já foi atingida, mesmo assim, a equipe da Saúde busca ampliar a cobertura. 

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!