Saúde

Schroeder investiga morte de macaco

Embora a causa da morte não tenha sido confirmada, tudo indica que o motivo seja febre amarela

11 SET 2019 • POR Janici Demetrio • 10h16

A Secretaria de Saúde de Schroeder ainda está no aguardo do resultado dos exames para comprovar a morte de um macaco, encontrado no último sábado (7), numa região de mata no bairro Schroeder 1. O animal foi recolhido pela equipe da Prefeitura de Schroeder para análises. Embora a causa da morte não tenha sido confirmada, tudo indica que o motivo seja febre amarela.

Conforme a veterinária da Prefeitura de Schroeder, Kamile Negherbon, a suspeita deve ser confirmada nos próximos 20 dias, com o laudo da análise das vísceras e cérebro do animal. Enquanto isso, enfermeiras do município estão visitando as casas na região, orientando sobre a vacinação contra a febre amarela.

A vacina contra a febre amarela é o único meio de prevenção contra a doença. É altamente segura e confere proteção de 95% a 99% dos vacinados.

Desde julho de 2018, todo o estado de Santa Catarina é Área com Recomendação de Vacina (ACRV). Ela é elaborada a partir de vírus vivo atenuado, que estimula a produção de anticorpos contra a doença.

Neste sentido, todas as pessoas, a partir dos nove meses de idade tem indicação para receber a vacina.

Conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, até agora, foram confirmadas cinco mortes de macacos pelo vírus da Febre Amarela no Estado.

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!