Geral

[VÍDEO] Tombamento histórico do Rio da Luz será revisto, afirma presidente do IPHAN

Muitos moradores alegam que as regras rígidas para intervenções nas propriedades inviabilizam muitos negócios

2 SET 2019 • POR Janici Demetrio • 10h08

Em vídeo que circula nas redes sociais, a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Kátia Bogéa, confirmou a informação já antecipada pela Rádio Jaraguá em maio deste ano, sobre a revisão da portaria 69/2017, que trata das regras para o tombamento de parte da área rural do bairro Rio da Luz, em Jaraguá do Sul, como patrimônio histórico e paisagístico nacional.

No vídeo, Kátia diz que a revisão deve ser entregue o quanto antes.

Essa reavaliação é um procedimento normal que ocorre a cada dez anos em áreas tombadas.Várias possibilidades e sugestões são consideradas nesta reavaliação, inclusive a retirada da área de entorno, da lista de critérios mais rígidos.

O tombamento histórico do bairro Rio da Luz, que preservou as características da região, porém dificultou o desenvolvimento do bairro, ainda gera discussão. Muitos moradores alegam que as regras rígidas para intervenções nas propriedades inviabilizam muitos negócios. Obras de restauro ou ampliações também precisam seguir a normas estabelecidas pelo IPHAN.

Mas está em revisão a portaria 69/2017, que trata das regras para o tombamento de determina região do bairro e da área de entorno.

Em contato via aplicativo, o prefeito de Jaraguá, Antídio Lunelli, disse que o tombamento histórico do bairro Rio da Luz, dificultou o desenvolvimento do bairro. E que a revisão da medida ocorre por conta de uma parceria entre o órgão federal e o Município.

E que desde o início do mandato se empenhou para fazer as alterações, pois até a Prefeitura tem dificuldades de executar os serviços que ali são necessários, como a conservação das estradas.

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!