Educação

Feira de ciências e tecnologia estimula alunos a criarem soluções inovadores para problemas comuns em Jaraguá do Sul

De acordo com o professor de física e coordenador da feira, Emerson Medeiros, os estudantes tiveram que pensar em um problema e criar uma solução concreta que ainda não existisse

29 AGO 2019 • POR Camila Silveira Rosa • 14h00

Você já pensou em usar um lápis sustentável? Em sair para viajar e não precisar se preocupar com a ração do seu animalzinho de estimação? Ou ainda, para quem tem filho pequeno, em deixar ele brincar perto de uma tomada, sabendo que ele não levará um choque?

Essas são algumas das soluções para problemas comuns do dia a dia, que os alunos da escola Professor José Duarte Magalhães, de Jaraguá do Sul, apresentaram na manhã desta quinta-feira (29), na Feira de Ciências e Tecnologia que aconteceu no ginásio da unidade.

De acordo com o professor de física e coordenador da feira, Emerson Medeiros, os estudantes tiveram que pensar em um problema e criar uma solução concreta que ainda não existisse. A proposta foi feita no início do ano e envolveu várias disciplinas.

Um dos trabalhos, é o Art Organic onde quatro alunos desenvolveram um lápis sustentável. Segundo a aluna Eduarda Hanemann, de 16 anos, os materiais utilizados para a confecção foram comidas secas como macarrão, pão e arroz, que passaram por um processo de secagem e decomposição.

Após esse processo, era necessário um material para ficar rígido e não deixar o alimento apodrecer. Maria Eduarda Liebl, comenta que após pesquisas uma loja deu aos estudantes a resina ortel. A madeira que dá sustentação ao lápis, é de madeira reutilizável.

Como todo lápis, é necessário ter o grafite para escrever. E esse processo foi um pouco mais longo.

Medeiros comenta que um dos benefícios é a pesquisa.

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!