Saúde

SC vai aplicar “dose zero” da vacina contra o sarampo em crianças de 6 a 11 meses

A tríplice viral protege contra o sarampo, caxumba, rubéola e catapora, mas não substitui as aplicações já previstas no calendário nacional de vacinação

22 AGO 2019 • POR Janici Demetrio • 16h05

Seguindo orientação do Ministério da Saúde (MS), o Estado de Santa Catarina começa a aplicar nesta quinta-feira (22), uma dose extra da vacina tríplice viral, a chamada “dose zero”, em todas as crianças com idade entre seis e 11 meses.

A tríplice viral protege contra o sarampo, caxumba, rubéola e catapora, mas não substitui as aplicações já previstas no calendário nacional de vacinação, como explica a gerente de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado, a Dive, Lia Quaresma Coimbra.

As doses são seguras, gratuitas e estão disponíveis em todos os postos de saúde do Estado. Até o momento foram confirmados em Santa Catarina 15 casos importados de sarampo e outros cinco estão sob investigação.Entre os importados, três foram em tripulantes de um navio que atracou no litoral catarinense em fevereiro deste ano. Outros dez casos foram registrados na Capital, um em Guaramirim e outro em Barra Velha.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral e extremamente contagiosa. Pode matar, sobretudo crianças desnutridas e menores de um ano de idade. O vírus se espalha facilmente pelo ar através da respiração, tosse ou espirros. Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para outras 12 que nunca foram expostas ao vírus ou que não tenham se vacinado.

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!