Saúde

Hospital Jaraguá realiza procedimento que diminui riscos de recorrência de AVC

O procedimento aconteceu na última sexta-feira (16), e aconteceu em uma paciente, de 32 anos, que dois dias depois já recebeu alta

20 AGO 2019 • POR Da Redação • 15h10

A equipe do Hospital e Maternidade Jaraguá realizou, recentemente, um procedimento diferenciado.

Chamado de Oclusão Percutânea de Forame Oval Patente ele é indicado em pacientes com histórico de AVC (Acidente Vascular Cerebral) tendo outras causas investigadas e excluídas.Conforme o hemodinamicista André Resende Nóra, o forame oval é um orifício que permite a comunicação do lado direito com o lado esquerdo do coração.

Dessa forma, durante a gestação, garante que o feto receba sangue oxigenado da mãe, já que os pulmões ainda não estão em funcionamento.

Ele ainda destaca que esse sistema de comunicação entre os dois lados do coração apresenta forte indicação de alteração em pacientes com histórico de AVC, especialmente, jovens e sem fatores de risco como hipertensão, diabetes e tabagismo.

Em alguns casos, a presença do forame oval patente pode permitir a passagem de coágulos de sangue do lado direito para o lado esquerdo do coração, levando ao derrame cerebral. O procedimento é considerado minimamente invasivo e tem por objetivo reduzir a recorrência de AVC.

O procedimento aconteceu na última sexta-feira (16), e aconteceu em uma paciente, de 32 anos, que dois dias depois já recebeu alta.

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!