Geral

Abastecimento de água em Guaramirim deve ser normalizado até às 12h

Essa não foi a primeira vez, segundo o diretor da Águas de Guaramirim, Osni Decker, que essa suspensão de captação de água aconteceu

16 AGO 2019 • POR Camila Silveira Rosa • 14h00

A captação de água do Rio Itapocuzinho, em Guaramirim, foi suspensa na tarde de ontem (15), devido uma contaminação no rio. Entretanto, no início da noite, um comunicado da prefeitura, dizia que “a água captada do Rio já está apropriada para tratamento e posteriormente para consumo”.  

Na manhã desta sexta-feira (16), o diretor da Águas de Guaramirim, Osni Decker, conversou ao vivo com o repórter Sérgio Luiz e com o comunicador Valério Gorges. De acordo com ele, até o meio dia de hoje (16), deve estar tudo normalizado. 

Essa não foi a primeira vez, segundo Decker, que essa suspensão de captação de água aconteceu.  Na outra vez, o produto encontrado no rio era zinco e dessa vez, foi ferro e óleo. O diretor comenta, que foi feito um estudo referente ao local para essa captação e o Rio Itapocuzinho era o único local apropriado para isso.  

Há quase um ano, foi feito um trabalho de fiscalização e ficou um tempo sem essa contaminação no rio.  De acordo com o diretor da unidade, naquela vez, vários órgãos se envolveram, mas foi só dar uma acalmada, que as empresas se folgaram de novo.  

Quando a fiscalização foi feita, algumas empresas foram fechadas inclusive.  

Uma solução, seria as três cidades que fazem a captação do Rio Itapocuzinho – Guaramirim, Jaraguá do Sul e Schroeder – fiscalizarem as empresas.  

Em caso de dúvida, o consumidor pode ligar para a Águas de Guaramirim no telefone (47) 3373-3803. 

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!