Economia

Microcervejarias já contribuem com a economia local

Por ser um segmento recente, ele ainda tem muito para crescer

12 AGO 2019 • POR Sérgio Luiz • 06h00

Para alguns, um hobby, mas para maioria um empreendimento. As características culturais de Jaraguá do Sul propiciaram um nicho de para produção de cervejas artesanais. De início despretensiosa, mais com um entretenimento para quem apreciava essa tradicional bebida, o ramo ganhou corpo e culminou na Lei Municipal que institui o Programa de Incentivo às Microcervejarias Artesanais, Brewpubs (bares que produzem sua própria cerveja) e Nanocervejarias, no Município de Jaraguá do Sul.

De acordo com o diretor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Neivor José Bussolaro, hoje Jaraguá do Sul conta com oito microcervejarias devidamente instaladas e outras deverão surgir em breve.

Para o diretor, por ser um segmento recente, ele ainda tem muito para crescer. “Acreditamos que além do mercado de cervejarias isto também já se reflete no mercado de insumos para a fabricação da cerveja como equipamentos para produção. Hoje, Jaraguá do Sul já conta lojas de fornecedores para atender os cervejeiros caseiros”, aponta.

O proprietário da Cervejaria Karsten, Sid Karsten, está otimista com o mercado nacional e afirma que tem mercado para todos.

Conforme Neivor Bussolaro, com as boas perspectivas do segmento a Prefeitura já estuda a adoção de um selo de qualidade para cerveja produzida no município.

Para o diretor de Desenvolvimento Econômico, a participação das microcervejarias em eventos do município como Schützenfest, Degusta Jaraguá, Jaraguá Mix, tem sido positiva para o sucesso destas iniciativas  

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!