Segurança

Rede Catarina de Proteção à Mulher chega à Jaraguá do Sul e região

A campanha publicitária vem para auxiliar em um campo onde a polícia não consegue entrar que é na casa da vítima

7 AGO 2019 • POR Camila Silveira Rosa • 09h30

Infelizmente nos noticiários catarinenses, a violência doméstica contra à mulher é notícia recorrente. De todas as ocorrências atendidas em Santa Catarina pela Polícia Militar, a violência aparece entre os cinco indicadores mais críticos. Frente a isso, a PMSC lançou a “Rede Catarina de Proteção à Mulher”, que chega agora a Jaraguá do Sul e região.

Na última segunda-feira (5), o 14º Batalhão de Jaraguá do Sul, lançou a campanha de prevenção à violência contra a mulher. De acordo com o comandante do 14º BPM, tenente-coronel Marcio Leandro Reisdorfer, a campanha publicitária vem para auxiliar em um campo onde a polícia não consegue entrar que é na casa da vítima.

Conforme a psicóloga Francielly Agostini, é em casa que uma criança aprende o que é amor. Se ela vê os pais brigando e agindo com violência, ela vai crescer achando que isso é normal. Portanto, os pais são os primeiros exemplos de uma criança.

A campanha conta com peças veiculadas em jornais, rádios, redes sociais e outdoors espalhados pela cidade.

Rede Catarina

O programa é estruturado a partir de três eixos: ação de proteção, policiamento direcionado ao problema e solução tecnológica. Para tanto, o comando local instituirá guarnição específica denominada de “Patrulha Maria da Penha’’ para qualificar o atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

A Patrulha Maria da Penha será composta por no mínimo dois policiais militares, sendo um deles, necessariamente, uma mulher.

O que é violência doméstica e familiar?

Configura-se violência doméstica e familiar qualquer ação ou omissão baseada no gênero que cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial, compreendido no espaço de convívio doméstico.

Como denunciar: Para denunciar qualquer tipo de abuso ou violência, a mulher deve ligar para a Polícia Militar no 190, Polícia Civil no 180 ou no Disque-Denúncia 181.

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!