Guaramirim

Mais de cem frascos de mel falsificado são apreendidos em Guaramirim

116 frascos de 800 gramas foram apreendidos e retidos de quatro estabelecimentos comerciais da cidade

2 AGO 2019 • POR Janici Demetrio • 06h00

A Secretaria de Agricultura de Guaramirim apreendeu nesta semana mais de cem frascos de mel com rotulagem falsificada em estabelecimentos do município.

A identificação da fraude no produto foi constatada após o Serviço de Inspeção Municipal fazer a inspeção de rotina, que ao conferir o número do Serviço de Inspeção Federal (SIF) no rótulo dos produtos, constatou que o mesmo era falso e a numeração não coincidia com a identificação registrada e cadastrada no Ministério da Agricultura.

Para garantir a qualidade de um produto de origem animal, é necessário constar no rótulo dos produtos o número de registro do estabelecimento no respectivo SIM, SIE ou SIF, e o número do SIF constante nos potes de mel leva a estabelecimentos de laticínios localizados nos estados de São Paulo e Paraná, que não são produtoras de mel.

O Médico Veterinário e Coordenador do SIM de Guaramirim, Alisson Ceccatto Maciel, informou que 116 frascos de 800 gramas foram apreendidos e retidos de quatro estabelecimentos comerciais da cidade.

Ele explica ainda que outras irregularidades na rotulagem foram detectadas, como CNPJ e endereços informados inexistentes, mas a principal delas é o SIF adulterado que impede a rastreabilidade e comprovação da qualidade dos produtos.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ao tomar conhecimento do fato também se pronunciou. Afirmou que será aberto processo administrativo para comunicar as irregularidades ao Ministério Público de Santa Catarina e aos órgãos de vigilância do Estado.

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!