Economia

Inadimplência de micro e pequenas empresas cresce 6,1% em maio, revela Serasa

O setor de Serviços teve o maior crescimento na relação anual (10,5%), seguido pela Indústria (2,4%) e pelo Comércio (2,2%)

18 JUL 2019 • POR Janici Demetrio • 13h00

Segundo estudo da Serasa Experian, 5,4 milhões de micro e pequenas empresas estavam inadimplentes em maio de 2019, um aumento de 6,1% em relação ao mesmo mês do ano anterior e novo recorde da série histórica.

Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, este resultado preocupa porque é comparado com o mesmo período em que aconteceu a greve dos caminhoneiros no ano passado.

"Um crescimento de 6,1% um ano depois da greve, que teve grande impacto na economia, demonstra a estagnação econômica dos últimos 12 meses, que impacta diretamente no fluxo de caixa e na receita da companhia", diz.

Na comparação com abril de 2019, quando 5,405 milhões de micro e pequenos empreendimentos estavam com dívidas atrasadas e negativadas, também foi identificado uma leve alta de 0,5%. O setor de Serviços teve o maior crescimento na relação anual (10,5%), seguido pela Indústria (2,4%) e pelo Comércio (2,2%).

Por estado, o Rio de Janeiro teve o maior aumento (11,8%) no número de micro e pequenas empresas inadimplentes, no comparativo ano a ano. Na sequência está o Amapá, com 11,6%. Três Estados apresentaram queda: Alagoas (-5,4%), Rio Grande do Norte (-4,0%) e Piauí (-3,2%).

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!