Geral

Amvali inicia apresentação do Projeto Maruim à população

Ao longo deste mês de julho, moradores dos oito municípios participantes do projeto, terão a oportunidade de conhecer as técnicas que serão usadas para combater o mosquito

11 JUL 2019 • POR Janici Demetrio • 13h55

A Associação dos municípios do Vale do Itapocu (Amvali) iniciou na noite de quarta-feira (10), em Jaraguá, a série de reuniões para apresentação do “Projeto Maruim”.

Conforme o diretor executivo do Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu (Cigamvali) – que coordena o programa Maruim, Fenísio Pires Junior, ao longo deste mês  de julho, moradores dos oito municípios participantes do projeto, terão a oportunidade de conhecer as técnicas que serão usadas para combater o mosquito.

A Pesquisa apontou que o maruim se reproduz em ambientes alcalinos, encontrados facilmente em materiais orgânicos em decomposição, como por exemplo, caules de bananeira, esterco da produção de gado, suínos e aves, produção de hortaliças entre outros, por isso, cada propriedade terá um formato diferente de aplicação do ativo, de acordo com a cultura. O pesquisador que irá coordenar o laboratório em Jaraguá, Gilmar Erzinger, explica sobre a aplicação do produto.

Para o segundo semestre, os trabalhos estão concentrados na montagem do laboratório, instalado junto à Secretaria Municipal de Agricultura de Jaraguá do Sul, que contará com linha de produção do Controlador Bioativo do Maruim , laboratório de análises e controle de pesquisas.

Este é o primeiro projeto desenvolvido pelo Laboratório de Inovação e conta com o financiamento de oito municípios: Jaraguá do Sul, Guaramirim, Barra Velha, Schroeder, Massaranduba, Corupá, Luiz Alves e São João do Itaperiú. O projeto, iniciou oficialmente em janeiro de 2019, e segue em ritmo avançado. Com treze anos de pesquisa, que culminou na tese de doutorado do cientista Luiz Américo, somado a décadas de pesquisa do cientista renomado Gilmar Erzinger.

As apresentações seguem ao longo do mês, sendo:

15/7 (segunda-feira) – Guaramirim – 18h
17/7 (quarta-feira) – Barra Velha – 18h
22/7 (segunda-feira) – Schroeder – 19h20min
24/7 (quarta-feira) – Massaranduba – 18h
25/7 (quinta-feira) – Corupá – 18h
30/7 (terça-feira) – Luiz Alves – 18h
31/7 (quarta-feira) – São João do Itaperiú – 18h

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!