Segurança

Pedidos de medidas protetivas aumentam mais de 50% em Jaraguá do Sul

O número de pedidos de medidas protetivas por parte de mulheres tem aumentado no município

10 JUL 2019 • POR Rádio Jaraguá • 16h21

Conforme a Delegada responsável pela Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso – DPCAMI, Claudia Cristiane Gonçalves de Lima, no primeiro semestre do ano passado foram 100 pedidos e neste ano no mesmo período são 153, um aumento de mais de 50% .

A delegada destaca que a agressão sempre existiu, seja física ou psicológica e em todas as classes econômicas. Para ela, o aumento nas denúncias mostra que as mulheres não estão fechando os olhos para o problema. As vítimas estão enfrentando, procurando as autoridades policiais.

Quando questionada sobre o descumprimento dessas medidas protetivas a delegada afirma graças a alterações da Lei os agressores tem tido receio das punições.

A DPCAMI de Jaraguá do Sul, registra cerca de dez atendimentos a mulheres que sofreram algum tipo de agressão, física, verbal ou psicológica por dia. Ela acredita que o fator econômico ainda tem interferido nas denúncias, uma vez que mulheres com poder aquisitivo maior têm medo da exposição. Ela garante que a denúncia é mantida em sigilo.

A denúncia de violência doméstica pode ser feita em qualquer delegacia, com o registro de um boletim de ocorrência, ou pela Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180), serviço da Secretaria de Políticas para as Mulheres. A denúncia é anônima e gratuita, disponível 24 horas, em todo o país.

“Descumprir decisão judicial que defere medidas protetivas de urgência previstas na Lei 13.641/2018: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 2 (dois) anos”.

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!