Saúde

Testes para combater maruim deve iniciar em breve

Através da pesquisa, foi criado um controlador bioativo que não traz danos aos humanos nem ao meio ambiente

8 JUL 2019 • POR Janici Demetrio • 11h12

Um problema quase impercebível e que incomoda, e muito, moradores da região pode estar próximo de ter um fim. O famoso maruim. Isso porque os testes do produto, desenvolvido para combater o mosquito, devem iniciar em breve. A informação é do diretor executivo do Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu (Cigamvali) – que coordena o programa Maruim, Fenísio Pires Junior, acrescentando que, através de pesquisas, foi mapeado o ciclo e local de reprodução do maruim. Com isso, foi possível criar uma estratégia para evitar a proliferação do mosquito.

Através da pesquisa, foi criado um controlador bioativo que não traz danos aos humanos nem ao meio ambiente. Conforme Fenísio, o material já foi testado em laboratório e em pequenos locais. O próximo passo agora, é capacitar a população para utilizar o produto.

O produto será desenvolvido no laboratório que está sendo montando junto a Secretaria de Agricultura de Jaraguá. Os testes devem começar em agosto em Jaraguá, Guaramirim, Schroeder, Corupá, Massaranduba, Barra Velha, São João do Itaperiu e Luís Alves.  

A distribuição do produto deve iniciar a partir de setembro, de forma gratuita.

Ouça o podcast: Teste para combater marium

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!