Geral

Inverno inicia com pouco frio e muita chuva em Jaraguá do Sul

A estação que começa hoje (21), deveria ser marcada pelo frio intenso e pouca chuva. Mas o fenômeno climático El Niño deve mudar esse quadro

21 JUN 2019 • POR Da Redação • 14h03

A estação que começa hoje (21), deveria ser marcada pelo frio intenso e pouca chuva. Mas o fenômeno climático El Niño deve mudar esse quadro. É o que prevê a Defesa Civil de Jaraguá do Sul, que se prepara para enfrentar um inverno com pouco frio e muita chuva, principalmente nos meses de junho e julho. De acordo com a previsão climática da Epagri/Ciram os valores de chuva variam de 70 a 110 mm do Planalto ao Litoral.

“A presença mais frequente de correntes de jato (ventos fortes em níveis médios e altos da atmosfera) contribui para intensificar as frentes frias, sistemas de baixa pressão e vórtices ciclônicos que são os principais responsáveis pela chuva deste período em SC. Pelo menos duas massas de ar frio chegarão com mais intensidade ao Sul do Brasil provocando frio, porém com duração pouco prolongada, devido ao fenômeno El Niño”, informa no site a meteorologista Marilene de Lima.

A Defesa Civil conta com equipe treinada para agir na prevenção, preparação, resposta e reconstrução em casos de chuvas intensas. Tem 19 instituições parceiras para agir junto à população caso haja necessidade. Os cidadãos também são fundamentais para as ações de prevenção da Defesa Civil. As seguintes recomendações são dadas para casos de muita chuva. 

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Esses temporais podem arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. 

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximo a residências, inclinação de postes, árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia do imóvel e acione a Defesa Civil pelo telefone 199.

Falta de frio é propícia para o mosquito da dengue

Como não haverá grandes períodos de frio intenso, a Secretaria de Saúde alerta para a intensificação dos cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças, que precisa do calor para a sobrevivência dos ovos. Evitar a água parada continua sendo a melhor e mais eficiente medida de prevenção.

Cuidados com a saúde

No inverno, os casos de internação hospitalares por infecção respiratória aumentam significativamente. Os ambientes ficam mais fechados, o que facilita a transmissão de micro-organismos entre as pessoas. Mesmo que não haja previsão de muito frio para a região, o supervisor de Vigilância Epidemiológica Geovani Lombardi, enfermeiro da secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul, recomenda à população tomar os seguintes cuidados:

Cobrir a boca com um lenço descartável ou com o antebraço ao tossir ou espirrar Ao sentir sintomas de infecção respiratória, evitar sair de casa e fazer repouso Higienizar as mãos com frequência e de forma completa (usar sabão, esfregar no meio dos dedos, polegares, costas das mãos) Manter os ambientes ventilados, principalmente quando estiver frio Evitar compartilhar copos, talheres, toalhas Evitar locais com aglomeração de pessoas Manter alimentação saudável, com frutas, verduras e muito líquido  Em caso de suspeita de gripe, procurar a unidade de saúde mais próxima

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!