Geral

Mais de 30 crianças estão nos dois abrigos de Jaraguá

O serviço tem registrado nas últimas semanas aumento no número de interessados

13 JUN 2019 • POR Janici Demetrio • 06h00

Atualmente 33 crianças e adolescentes estão nos dois abrigos institucionais de Jaraguá do Sul. Mais quatro crianças devem chegar nos próximos dias. Todas elas foram afastadas da família de origem por ordem judicial. Para amenizar o sofrimento dessas crianças e dar a elas oportunidade de referências familiares positivas foi criado, há 14 anos, o Programa Famílias Acolhedoras. O serviço tem registrado nas últimas semanas aumento no número de interessados.

Após o lançamento da campanha, com outdoors, anúncios nos meios de comunicação e nas redes sociais a partir de maio deste ano, o número de famílias cadastradas pulou de cinco para 29. Das 29 famílias, dez estão aptas ao acolhimento e 19 estão em fase de cadastramento e avaliação.
Conforme a gerente de alta complexidade da Secretaria de Assistência Social, Marcia Tavares, o Programa Famílias Acolhedoras é um serviço da assistência social que possibilita a crianças e adolescentes afastados de suas famílias, por decisão judicial, a terem convívio familiar e criar vínculos afetivos saudáveis com uma segunda família.

Dados atualizados mostram que oito crianças estão acolhidas na casa de cinco famílias acolhedoras. E nas próximas semanas mais cinco famílias iniciarão o processo de acolhimento, que acontece aos poucos, com períodos de aproximação, sempre com o acompanhamento da equipe técnica, para então haver o efetivo acolhimento.

Há quatro anos, o casal José Orli e Lizete da Silva Rodrigues aderiu ao Programa Famílias Acolhedoras. Neste período, receberam pelo menos dez crianças e adolescentes. Conforme José Orli, neste momento, duas crianças estão aos seus cuidados.

Para Lizete o sentimento é de gratidão.

As pessoas que têm interesse em acolher uma criança abrigada podem entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social pelo telefone 3370-5404.

Autor: Janici