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EXCLUSIVO - Empresa apresenta projeto de viabilidade técnica para o contorno ferroviário em Jaraguá e Guaramirim

Além dos dois túneis já em construção para o contorno rodoviário, no projeto da nova ferrovia há outros dois túneis

11 JUN 2019 • POR Sérgio Luiz • 15h37

Foi apresentado na semana passada em Jaraguá do Sul, o projeto de viabilidade econômica, técnica e ambiental de implantação de variante ferroviária entre os municípios de Jaraguá do Sul e Guaramirim (o contorno ferroviário). O estudo é o mais recente e completo já feito para retirar os trens de carga do perímetro urbano das duas cidades, que também passará por Schroeder, seguindo o futuro traçado da BR-280.

A empresa carioca Sysfer foi quem elaborou o estudo que foi apresentado junto com representantes do Dnit Ferroviário. Além dos dois túneis já em construção para o contorno rodoviário, no projeto da nova ferrovia há outros dois túneis, um em Jaraguá do Sul com 1,7 mil metros de comprimento e outro com mil metros, em Schroeder.

O novo traçado da ferrovia é três quilômetros menor do que o primeiro estudo, que tinha 37 KM e agora terá 34 KM. De acordo com o presidente do Instituto Jourdan, Luiz Fernando Marcolla, a expectativa agora é com a elaboração do projeto executivo. 

O novo estudo, segundo Marcolla, permite pensar no uso dos trilhos atuais para o transporte de passageiros, quando o contorno ferroviário for executado.

Apesar de ser um investimento de grande monta para tornar realidade o contorno ferroviário, os estudos demostram que a obra é viável economicamente. 

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