Tradição

Norden Tal é o grupo de dança alemão mais jovens de Jaraguá do Sul

O grupo é formado por 21 integrantes que mantém viva a tradição do Norte da Alemanha

4 JUN 2019 • POR Camila Silveira Rosa • 13h24

Apesar da sonoridade do nome ser um pouco mais fácil do que a escrita – para quem tem alguma noção mesmo que mínima de alemão -, algumas pessoas encontram dificuldades ao pronunciar e escrever Norden Tal Volkstanzgruppe. E, no último fim de semana, o grupo mais novo de dança folclórica de Jaraguá do Sul, completou cinco anos. O grupo é formado por 21 integrantes que mantém viva a tradição do Norte da Alemanha.

De acordo com o coordenador e um dos fundadores do grupo, Daniel Wischral, Norden Tal significa Vale do Norte e foi escolhido pela cidade estar no Norte catarinense e pelos imigrantes que vieram colonizar o município terem vindo do Norte alemão. 

Ele comenta ainda, que os jovens não queriam participar de nenhum outro grupo, criando então o Norden, como é chamado entre os participantes.

Daniel explica que o grupo tem dois trajes. Um do Norte, que é comprido e agora mais recentemente, um do centro da Alemanha.

O que difere um traje do outro, além do comprimento, é o tanto de roupas, como destaca Marciele Cani, que conheceu o grupo através de uma amiga e participa há três anos.

O cuidado com a tradição é perceptível nos ensaios, que acontecem sempre aos domingos das 18 às 20 horas na quadra do colégio Duarte Magalhães, quando repassam as coreografias com mais de 800 anos em meio a um ambiente descontraído, exatamente como elas foram feitas, sem alterar nenhum passo.

Outro fator curioso, é quando o Norden Tal vai fazer alguma apresentação, as meninas não podem estar com as unhas pintadas de cor escura nem maquiagem forte, apenas base e pó de leve. “Como a ideia é preservar os costumes, na época não se tinha maquiagem e queremos que as pessoas olhem para o traje que é lindo e para as danças”, comenta Marciele.

Tanto para Marciele, quanto para Daniel, o baile de cinco anos que acontece neste sábado (8), no Salão Barg para grupos folclóricos, amigos e familiares, e não têm mais ingressos disponíveis, é extremamente importante.

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!