Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul consegue zerar a fila para a primeira consulta nas unidades de saúde

Em outubro do ano passado o município possuía uma fila de 15 mil pessoas à espera para fazer a primeira consulta

28 MAI 2019 • POR Sérgio Luiz • 13h57

Em outubro do ano passado o município de Jaraguá do Sul possuía uma fila de 15 mil pessoas à espera para fazer a primeira consulta. Passados sete meses, com mutirões e esforços concentrados e a partir da implantação dos chamados protocolos de atendimentos, a fila foi zerada. E a intenção é chegar ao nível avançado de acolhimento, que é quando o paciente chega na unidade de saúde e faz todos os encaminhamentos necessários. Claro que esse nível de excelência de atendimento depende de uma série de medidas a serem implementadas, mas é com esse objetivo que as equipes trabalham.

De acordo com a gerente de atenção básica, Silvia Regina Bonatto Curty, a redução das filas se deve ao empenho de todos os profissionais do setor. E dos novos protocolos que permite que os enfermeiros prestem atendimentos que até então só eram feitos pelos médicos.

Ela explica como se dá os chamados protocolos de enfermagem durante o atendimento nas unidades de saúde.

Silvia faz questão de frisar que tanto o profissional médico quanto o enfermeiro são imprescindíveis para que o sistema funcione bem, e seja possível atingir as metas que é melhorar cada vez mais a qualidade do setor de saúde local.

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!