Jaraguá do Sul

Servidores do posto de saúde do bairro João Pessoa fazem horta de chás

A ideia é incentivar a população a voltar a fazer uso medicinal dos chás, aproveitando uma tradição milenar

26 MAI 2019 • POR PMJS • 15h00

A ideia de incentivar a população a voltar a fazer uso medicinal dos chás, aproveitando uma tradição milenar, levou os agentes comunitários do posto de saúde do bairro João Pessoa a colocar a mão literalmente na terra. Com a coordenação da farmacêutica Katrin Grützmacher e da enfermeira Raquel Beltrame, o grupo plantou no pátio da unidade mudas de losna, funcho, alcachofra, hortelã, alecrim e erva-doce. Nos próximos dias, camomila, melissa e sávia também serão plantadas.  O plantio foi organizado e embelezado com pneus coloridos, que seriam descartados.

Katrin diz que esse é um modelo didático de horta, serve para ensinar a população a reconhecer as plantas e também a saber um pouco mais sobre os benefícios dos chás, que podem e devem ser utilizados juntamente com os tratamentos convencionais indicados pelos médicos. A farmacêutica lembra os benefícios da erva-doce no combate aos gases intestinais e da alcachofra para tratar o fígado, por exemplo.
 
A ampliação da fitoterapia é uma das metas da Secretaria Municipal de Saúde. Uma horta nesse modelo já foi feita no pátio da Prefeitura. Outra deve virar realidade nos próximos dias no posto de saúde do Rio Molha. Também há tratativas para que o Presídio Regional seja contemplado. "É um projeto que demanda tempo, esforço. Não é só plantar, é preciso cuidar, manter. Mas ter fitoterapia nas 26 unidades seria um ganho", diz Katrin. 

horta fitoterápica no João Pessoa foi plantada, além de Katrin e Raquel, pelas agentes comunitárias  Beatriz Oliscovicz, Ivone Junges, Lenice Sebastião, Luci Voigt, Sirlei Freenzel e Tatiane dos Santos. 

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!