Variedades

Dia Nacional do Café é celebrado nesta sexta-feira

A data surgiu em 2005, pela Associação Brasileira da Indústria do Café (BIC) e marca o início de uma nova colheita e de uma nova safra

24 MAI 2019 • POR Camila Silveira Rosa • 16h37

Hmm, aquele cheiro característico que de longe entrega o que é. Aquela bebida que aproxima pessoas e acompanha muita gente nas madrugadas. Aquele pretinho básico de manhã logo cedo. O café é aquela bebida versátil que pode ser consumida quente ou fria, longa ou curta, com ou sem leite, adoçado ou amargo, sozinho ou com companhia e sempre vai bem no meio da manhã ou no fim de tarde. De tão boa que é a bebida, ela tem um dia exclusivo: hoje é o Dia Nacional do Café.

A data surgiu em 2005, pela Associação Brasileira da Indústria do Café (BIC) e marca o início de uma nova colheita e de uma nova safra. Segundo uma pesquisa feito pela JDE, o café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, ficando atrás somente da água.  E isso tem um impacto muito forte na economia do nosso país, como explica a economista Anemarie Dalchau.

O café faz parte da nossa formação histórico-econômica e ele ajudou a mudar a história do Brasil, ou seja, deixamos de ser um país agrário e nos tornamos industrial.

A bebida movimenta a economia de forma indireta, ou seja, com produtos que englobem a ato de consumir o produto como, por exemplo, uma cuca e um pão.  O café, segundo a nutricionista com especialidade em funcional, Aline Tonin, é termogênico, ou seja, ele é estimulante. Aline comenta que o ideal é de três a quatro xícaras da bebida por dia, conforme apontado pela pesquisa. Em excesso, o café pode ser muito prejudicial à saúde, como comenta a nutricionista.

Marília faz parte dos brasileiros que ingerem a média de café por dia, ou como brinca ela, canecas grandes. Segundo a jovem, o café é uma tradição que junta à família.

 Além do fator energético, o café, pelo menos no caso de Marília, é um conforto para os momentos de dor de cabeça.

A pesquisa da JDE, revelou que 79% dos consumidores tomam café torrado e moído com maior frequência, mas outros segmentos também despontam entre a preferência dos brasileiros, como cappuccinos, expresso e solúvel. A jovem comenta que gosta de experimentar cafés, desde que fortes e quentes. Então, aproveite que o clima está apropriado para uma bebida quente e comemore o Dia Nacional do Café do melhor jeito: com o seu café!

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!