Geral

Vigilância Sanitária de Jaraguá do Sul orienta sobre a preparação adequada de frutas, legumes e hortaliças

A imersão na água com hipoclorito de sódio serve para desinfecção do alimento, para eliminar os micro-organismos que podem ser prejudiciais à saúde

20 MAI 2019 • POR Sérgio Luiz • 12h17

A Vigilância Sanitária de Jaraguá do Sul orienta a população e os estabelecimentos que comercializam bebidas a respeito do uso da rodela de limão e sobre a higienização de frutas e verduras. Conforme a Resolução da Anvisa nº 216/2004, os produtos precisam passar por dois processos de higienização para ficarem adequados ao consumo: um é a limpeza com água corrente para retirada de sujeiras, terra, insetos.

Nessa etapa, deve-se jogar fora partes estragadas, como por exemplo, folhas velhas de um pé de alface. A segunda etapa é a de colocar a hortaliça ou legume de molho com água sanitária. A medida é de uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água. A imersão na água com hipoclorito de sódio serve para desinfecção do alimento, para eliminar os micro-organismos que podem ser prejudiciais à saúde.

A assistente de Vigilância em Saúde, Camila Fernandes, acrescenta que inclusive as rodelas de limão – costumeiramente utilizadas para acompanhar as bebidas, precisam passar pelo processo de desinfecção.

Camila ressalta que se trata de procedimentos exigidos pela vigilância no trato com alimentos em estabelecimentos comerciais.

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!