Jogos Parapan-Americanos

Paratleta de Joinville pode representar Santa Catarina em Lima, no Peru

A competição acontece entre os dias 23 de agosto e 1º de setembro e Edenilson briga por uma vaga

14 MAI 2019 • POR Camila Silveira Rosa • 15h42

Qualquer atleta sonha em representar a sua cidade e o seu Estado em alguma competição, por menor que seja. Mas neste caso, a representação é uma competição envolvendo a América e o atleta joinvilense Edenilson Floriani, de 28 anos, está buscando uma vaga nos Jogos Parapan-Americanos que serão disputados entre os dias 23 de agosto e 1º de setembro, em Lima, no Peru. O atleta se diz muito feliz em poder representar Santa Catarina na competição.

Florini ficou paratleta depois de um acidente em 2011, em Jaraguá do Sul, onde um carro cortou a frente da moto onde estava. O atleta comenta que antes de praticar lançamento de dardo e arremesso, praticava diversos esportes.

O jovem conheceu os esportes que podem levá-lo ao Peru, em 2016 através da mulher, que na época era sua noiva e o apresentou aos técnicos do paradesporto.

Em três anos como atleta, já foram cerca de 20 competições e 38 medalhas, mas uma é a mais especial.

A competição de Lima é por critério de convocação e o atleta precisa ter índice A ou estar entre os três primeiros colocados como melhores da América. Floriani treina na pista de atletismo de segunda a sexta, além de fazer academia. Ele se diz confiante e acredita que briga por uma vaga, pois tudo o que faz gira em torno do esporte. "O que as pessoas precisam entender, é que um deficiente consegue fazer tudo o que uma pessoa normal faz. Talvez ele apresente mais dificuldade, mas ele faz", salienta. 

Arquivo Pessoal

Florini é aluno bolsista da Unisociesc que o ajuda com passagem e demais despesas, além de ser bolsa atleta da secretaria Municipal de Joinville.

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!