Capacitação

Professores da rede municipal de ensino recebem formação em Jaraguá do Sul

Serão três dias para aprimorar conhecimento e trocar experiências. A capacitação acontece na Católica SC e vai até quinta-feira

14 MAI 2019 • POR PMJS • 17h12

Cerca de 800 professores da rede municipal de ensino de Jaraguá do Sul passam por formação nesta terça, quarta e quinta-feira nas salas de aula da Católica Santa Catarina, no bairro Rau. Na manhã desta terça-feira (14), o barulho nos corredores da faculdade era de profissionais de educação buscando conhecimento e trocando experiências. 

No Bloco D os professores de 1º ano discutiam entre si as habilidades a serem desenvolvidas em seus alunos e as páginas correspondentes a cada habilidade dentro do material didático utilizado. A intermediadora foi a assessora para alfabetização Letícia Schneider. A professora de 1º ano Patrícia G. Gonçalves, da Escola Machado de Assis, trocou ideia com as professoras Ilza (Escola Jonas Alves de Souza), Joseane e Suzana (Escola Marcos Emílio Verbinnen) sobre as habilidades de identificar as rotinas típicas do dia e da noite nos alunos.

O livro “Aprender juntos”, de Ciências para o 1º ano, da editora SM, foi o material utilizado para pesquisar a habilidade. Patrícia e as colegas avaliam como fundamental momentos como essa formação, “para que haja oportunidade de troca de ideias e aprendizado, fora da rotina da sala de aula. É quando temos tempo para parar e pensar”.

No Bloco B, professores de Inglês, Geografia e Educação Física do ensino fundamental II foram treinados pelo diretor executivo da Get Edu Daniel Garrido para utilizar a ferramenta do Google for Education “G Suite”. O G Suite é um pacote que inclui o uso de um endereço de e-mail, espaço de armazenamento no Google Drive e os aplicativos Docs, Sheets e Slides, que são os equivalentes ao Word, Excel e PowerPoint da Microsoft. 

Os professores de pré socializaram os projetos desenvolvidos com as crianças e tiveram conhecimentos prévios de ferramentas da Google for Education como, por exemplo, para elaborar as avaliações de forma mais ágil e sem ocupar memória do computador. O assistente de Tecnologia da Informação Rafael Weber Martins e a assessora dos prés Michele Fontana foram os mediadores da formação dos professores do pré.

Além da formação nas salas e laboratórios de informática, os profissionais da rede tiveram também um momento de brincadeira séria nos corredores da Católica SC envolvendo o tema saúde. Trata-se de jogo gigante de tabuleiro em que o objetivo é vencer a dengue. Os professores tiveram que jogar o dado e avançar nas casas a medida em que se prevenia contra a doença. O jogo pode ser aplicado com alunos nas escolas e tem por objetivo divulgar, de maneira lúdica, todos os passos para se prevenir a  dengue e outras doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti.