Capacitação

Profissionais de saúde são capacitados para diagnóstico precoce da tuberculose em Jaraguá do Sul

No ano de 2014 foram notificados 37 casos de tuberculose em residentes de Jaraguá do Sul. A maior parte dos casos (75,7%) eram de tuberculose pulmonar

10 MAI 2019 • POR PMJS • 09h33

Cerca de cem profissionais das unidades de saúde passaram por capacitação na última quarta-feira (8), na Católica SC, sobre o diagnóstico precoce da tuberculose. Os palestrantes Robynson Braga (coordenador do Programa de Tuberculose), Geovani Lombardi (supervisor de Epidemiologia) e Felipe Benthien (médico do programa) falaram aos profissionais sobre aspectos específicos da tuberculose e a importância de seu diagnóstico precoce. O objetivo da capacitação foi o de revisar e ressaltar os procedimentos de diagnóstico da tuberculose, para que essa doença seja identificada cada vez mais cedo. Com isso, diminuindo os danos ao paciente e a chance de contaminação de pesssoas que convivem com o doente.

Dados epidemiológicos de Jaraguá do Sul

No ano de 2014 foram notificados 37 casos de tuberculose em residentes de Jaraguá do Sul. A maior parte dos casos (75,7%) eram de tuberculose pulmonar. A partir do ano seguinte, a quantidade de casos notificados começou a baixar, chegando a um percentual de queda de 50% nas notificações de tuberculose pulmonar até 2017.

Em 2018 foi realizada uma campanha de sensibilização aos profissionais de saúde da rede de atenção, sobre a importância de identificar os sintomáticos respiratórios e solicitar os exames para identificação da doença (unidades básicas, hospitais, faculdades, empresas, etc). Neste ano o número de casos notificados de tuberculose pulmonar teve um aumento de 56,3% em relação ao ano anterior. Foram 40 casos notificados no ano passado. 82,5% dos casos notificados em 2018 eram de tuberculose pulmonar.

O programa de prevenção à doença é sediado na Diretoria de Vigilância em Saúde, na Rua Jorge Czerniewicz, 800. O telefone para contato é 2106-8300. 

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!