Geral

Manutenção de túmulos e sepulturas nos cemitérios é de responsabilidade das famílias

Dá para ver várias infiltrações nas estruturas onde ficam as chamadas “gavetas” (sepulturas horizontais)

1 MAI 2019 • POR Sérgio Luiz • 17h19

Está chamando a atenção a situação na qual se encontram algumas sepulturas no cemitério da Vila Lenzi, que é um dos maiores de Jaraguá do Sul. Uma visitante que pediu para não ser identificada, registrou em fotos alguns aspectos que ela entende que precisam melhorar.

Nas imagens dá para ver várias infiltrações nas estruturas onde ficam as chamadas “gavetas” (sepulturas horizontais). O mofo que se espalhou e mato que cresce pelos corredores também foram registrados. A mulher pede explicações sobre de quem é a responsabilidade em manter o local em boas condições. 

Nós repassamos os questionamentos e o material fotográfico para assessoria de comunicação da prefeitura que nos deu a seguinte resposta: de acordo com o responsável por essa área, o senhor Haryson Passig, a manutenção de túmulos e jazigos é de responsabilidade das famílias. “E quando a administração dos cemitérios observa que o jazigo está oferecendo risco de dano ambiental ou outra situação, a família é notificada para fazer os reparos”.

Quanto ao mato que se espalha pelos corredores do cemitério, nos foi dito que a equipe de roçada está passando periodicamente nos cemitérios e deve chegar na Vila Lenzi nas próximas semanas. Destacando que a atual administração já fez os muros e, mais recentemente, as calçadas no entorno dos cemitérios, inclusive o da Vila Lenzi. E que inclusive estão sendo trocadas as cadeiras da capela da Vila Lenzi. E no próximo dia 14 de maio, abrirá a licitação para a reforma da capela mortuária de Nereu Ramos, onde já foi feito o muro e calçadas.

Ressaltando no cemitério do bairro Chico de Paulo foi feita a drenagem, muro e logo será pavimentado o acesso. E no do Centro foi feita a lavação dos muros e calçadas e nos próximos dias será pintado o muro.

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!