Segurança

[VÍDEO] Cão de Schroeder é apresentado ao Grupo de Regate em Montanha de Joinville

Treinamento objetiva atuar em situações de resgate, busca e salvamento, em auxílio a Defesa Civil, Polícia, Bombeiros e demais órgão de resposta

16 ABR 2019 • POR Camila Silveira Rosa • 09h45

No fim de semana, o Grupo de Resgate em Montanha (GRM) promoveu mais um treinamento da equipe, que tem como objetivo atuar em situações de resgate, busca e salvamento, em auxílio a Defesa Civil, Polícia, Bombeiros e demais órgão de resposta. 

Na ocasião, os integrantes do GRM conheceram o cão Colt de 1 ano e 4 meses, da raça Pastor-belga Malinois, do condutor Ricardo Rabuske, de Schroeder, cujo treinador é o proprietário Vale dos Cães de Jaraguá do Sul, Cinotécnico e cabo da Polícia Militar, Marcos Paulo Cattoni. 

O intuito de unir as técnicas começou ainda no mês de dezembro do ano passado com lançamento do livro “Rastreamento humano e rastreamento com emprego de cães proposta de doutrina de atuação conjunta” escrito por Sérgio Netto, membro fundador do Grupo de Resgate em Montanha (GRM) de Joinville e membro fundador do Rastreamento Humano. 

Desde então as equipes vem aprimorando as técnicas de rastreamento humano juntamente com o rastreamento com cães. Para Paula Medeiros, que atua na área de primeiros socorros no GRM, a junção das técnicas está sendo um momento de muitas descobertas e destaca que as ações integradas em cães e seres humanos complemento um o trabalho do outro.

De acordo com Cattoni, o cão Colt deve passar em uma certificação nos próximos meses, para comprovar a efetividade do trabalho executado. Ele acredita que em cerca de um ano deve estar pronto para trabalhar em ações reais. 

O integrante do GRM, Marjo Dip Rangel, lembra de um dos últimos resgates registrados pelo grupo, a um homem na trilha de Monte Crista (Garuva/SC), no carnaval deste ano. Ele destaca que é comum pessoas se perderem durante trilhas na região. 

O cão Eros do Cattoni também participou do evento, ele foi usado para demonstrar todas as técnicas durante o evento.

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!