Jaraguá do Sul

Cristãos iniciam semana santa

A programação da Semana Santa se intensifica a partir da Quinta-feira Santa, com diversas celebrações até o domingo de Páscoa

15 ABR 2019 • POR Jordana Medeiros / Janici Demetrio • 07h50

As celebrações de Domingo de Ramos, realizadas ontem em todo o País, abriram oficialmente a Semana Santa, que lembra os últimos acontecimentos da vida de Jesus Cristo, além da ressurreição. 

A programação segue até o Domingo de Páscoa (21), com missas, procissão e vigília pascal. Na região, as paróquias ligadas à Diocese de Joinville seguem uma programação especial neste período. Para o bispo, Francisco Carlos Bach, o período serve para um momento de reflexão sobre a vida e orações. 

A programação da Semana Santa se intensifica a partir da Quinta-feira Santa, com diversas celebrações até o domingo de Páscoa. 

Em Jaraguá do Sul, um dos destaques da programação é a Via-sacra no bairro Rio Molha, que ocorre na Sexta-feira Santa a partir das 5h. Religiosos de toda a região percorrem cerca de 3,5 quilômetros em direção à Igreja Nossa Senhora do Rosário.

Com velas e rosários nas mãos, fiéis participam da celebração com a intenção de renovar a fé, pedir bênçãos e cumprir promessas. Há mais de 15 anos os católicos de Jaraguá do Sul e região fazem o percurso.

A Via Sacra realizada no bairro Rio Molha todo ano na Sexta-feira Santa tem o sentido de relembrar os passos da Paixão de Cristo. Na travessia, os fiéis revivem o caminho doloroso de Jesus.

Antônio de Liz, membro e ex-coordenador da comunidade Nossa Senhora do Rosário, se mudou para Jaraguá em 1995 e conta que a tradição existe desde aquela época.

Segundo Antônio, a procissão cresceu muito de lá pra cá. Hoje ela recebe cerca de cinco mil pessoas durante o percurso, e quase quinze mil em todo o período de páscoa.

Além disso, os milagres realizados pela Nossa Senhora de Lourdes tornam a tradição ainda mais forte, conta o devoto.

O Padre Sildo César Costa, um dos primeiros organizadores da Via Sacra, comenta que a peregrinação já era um costume da região e, em 2001, ela se intensificou ainda mais com a união das comunidades Rainha da Paz e Rio Molha.

Já no final da tarde de quinta-feira o local começa a receber cristãos. O início da caminhada, porém, é previsto para às 5 horas da manhã da Sexta-Feira Santa, com ponto de partida na rua Adolfo Antônio Emmendöerfer e passando pelas 15 estações que representam as cenas da Via Sacra.

Em cada capela, uma oração e reflexões são feitas. Ao final, na última capela, os fiéis são recebidos com um café e, quem quiser, pode participar do atendimento de confissões.

Na terça-feira (16) você confere a trajetória da Via-sacra do Manso, que reúne milhares de fiéis todos os anos na madrugada da Sexta-feira Santa. Partindo da Capela Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Santa Luzia, fieis percorrem as 14 estações retratadas em pequenos oratórios ao longo da estrada em subida, sendo cerca de 10 quilômetros, concluindo na Gruta Nossa Senhora das Graças no Ribeirão Manso. 

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!