Corupá

Vacina contra febre amarela passa a ser oferecida em todos os postos de Corupá

Até o começo desta semana foram vacinadas 7.985 pessoas, que corresponde a 63% da meta

27 MAR 2019 • POR Prefeitura de Corupá • 08h00

A Secretaria Municipal de Saúde de Corupá intensificou a Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela. A partir desta semana até o dia 18 de abril os quatro postos de saúde do município estarão aplicando doses da vacina para pessoas com idade entre 9 meses a 59 anos. De acordo com dados da Secretaria até o começo desta semana foram vacinadas 7.985 pessoas, que corresponde a 63% da meta de 12.672 pessoas – que é de 95%.

No dia 6 de abril ocorre mais uma ação de mobilização no sábado quando o posto ESF3 vai atender a população das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h. Quem já tomou uma dose da vacina não precisa tomar uma nova, já que, desde abril de 2017, a recomendação do Ministério da Saúde é de dose única. Para as pessoas com mais de 60 anos, a vacina é aplicada conforme recomendação médica. 

Manifestação da doença

A febre amarela é uma doença infecciosa e não contagiosa que se mantém endêmica ou enzoótica nas florestas tropicais dos continentes americano e africano, sendo transmitida às pessoas mediante a picada de insetos hematófagos da família Culicidae, em especial dos gêneros Aedes e Haemagogus. 

As manifestações iniciais da doença são: febre alta de início súbito, sensação de mal-estar, dor de cabeça, dor muscular, cansaço, calafrios, náuseas e vômitos. Quando a doença evolui para a forma grave, há um aumento da febre, diarreia, reaparecimento dos vômitos, dor abdominal, icterícia (olhos amarelados, semelhante à hepatite), manifestações hemorrágicas (equimoses, sangramentos no nariz e gengivas) e ocorre funcionamento inadequado de órgãos vitais como fígado e rins. A única forma de evitar a febre amarela silvestre é a vacinação contra a doença.

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!