Schroeder

Moradores de Schroeder se preocupam com qualidade da água

A preocupação surgiu após matéria na mídia estadual e nacional divulgar a presença de agrotóxicos.

26 MAR 2019 • POR Ricardo Rabuske • 09h00

Em matéria divulgada em mídia nacional, afirma que em 22 cidades do estado foram encontrados agrotóxicos, entre elas está Schroeder. Em nota a Águas de Schroeder afirmou que monitora a qualidade da água das captações e redes de distribuição constantemente, conforme a portaria de consolidação número 5, do Ministério da Saúde. Informa também que os relatórios de análise de agrotóxicos realizados semestralmente por laboratório acreditado pelo Inmetro, não apresentam a presença de substâncias tóxicas.

Da mesma forma, a vigilância sanitária do município realiza análises da água bruta e tratada, onde os relatórios apresentam valores igualmente ausentes para agrotóxicos. Sendo assim, segundo a Águas de Schroeder, a água distribuída à população do município se encontra dentro dos níveis de potabilidade exigidos. A nota também ressalta que a captação da água fica em uma área de preservação ambiental, e não há nenhum plantio (lavoura) acima dela.

O prefeito Osvaldo Jurck garante que a água fornecida pelo município é de extrema qualidade. Ele lamenta a informação divulgada e disse que as medidas necessárias já estão sendo tomadas.

Jurck garante que não tem sentido a acusação, pois o local onde a água é captada em um local de preservação, e que não há plantações próximas.

Em nota a ARIS - Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento-, disse que estabelece condições gerais da prestação do serviço de abastecimento de água, em suas ações de fiscalizadoras, que verifica condições, os instrumentos, as instalações e os procedimentos utilizados pelos prestadores dos serviços regulados de abastecimento de água, zelando para que a prestação se faça de forma adequada.

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!