Crianças na Internet

Mudança de comportamento também pode ser percebida nas escolas, diz especialista

A neuropsicopedagoga alerta os pais do cuidado necessário com o conteúdo acessado por seus filhos na internet

26 MAR 2019 • POR Heloisa Ristow • 06h00

É cada vez maior a participação das crianças e dos adolescentes no mundo virtual, porque eles já nascem na era da tecnologia. Com o aumento de acessos na internet, gera um desconforto principalmente nos pais, por não saber direito o que as crianças estão acessando nas redes sociais. 

O Youtube, por exemplo, é uma rede social que atinge um público variado. Desde crianças até idosos podem acessar qualquer tipo de vídeo postado nesta rede, participarem de canais e por isso o cuidado dos pais deve ser redobrado. A neuropsicopedagoga Luciani Cristina Siewerdt Stein alerta os pais do cuidado necessário com o conteúdo acessado por seus filhos na internet.

Mas o cuidado não é responsabilidade apenas dos pais. Segundo Luciani, a escola tem o papel de prestar atenção, orientar e alertar sobre as mudanças comportamentais que podem vir a ser exibidas a partir do momento que os youtubers tomam conta da cabeça da criança ou do adolescente. 

A educadora complementa dizendo que os professores, na maioria das vezes, conseguem identificar a mudança nas crianças. “O rendimento escolar acaba caindo, a criança ou o adolescente apresenta aspectos diferentes do habitual e a escola interfere auxiliando a criança e a família”, completa. Segundo ela, os pais têm um papel fundamental na educação e cuidado dos filhos. Colocar um limite de horário para acessar as redes sociais é uma maneira de controlar a criança. Também comenta que se os pais não conhecerem seus filhos, não vão saber quando alguma mudança vir à tona. 

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!