Segurança

Depen vem a SC conhecer presídios que se destacam pelo número de presos trabalhando

Departamento Penitenciário Nacional quer saber mais sobre os altos índices de detentos trabalhando no estado

25 MAR 2019 • POR Sérgio Luiz • 08h30

Esta semana a cúpula do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), vem ao estado de Santa Catarina visitar duas unidades prisionais. Nesta segunda-feira (25), o grupo vai conhecer a penitenciária industrial de São Cristóvão no Sul, no Meio-Oeste, considerada modelo para o país, onde todos os detentos trabalham. Na terça-feira (26) a comitiva vai para Chapecó. Foi justamente o alto índice de detentos trabalhando no Estado, que chamou a atenção da direção do Depen. 

No presídio regional de Jaraguá do Sul, que também é referência para o estado e tem capacidade para 400 detentos, na sexta-feira (22), havia 560 apenados. Destes, 220 trabalham para empresas conveniadas e outros 25 fazem serviços de manutenção interna, limpeza, pedreiro e eletricista. Há, ainda, 55 presos cursando o ensino fundamental e médio. Outros 4 detentos do regime semiaberto fazem curso de graduação em faculdades da região. E cerca de 130 apenados, por mês, participam do projeto de remição por leitura.

Atualmente, em toda SC, segundo dados da Secretaria de Justiça e Cidadania, há 6,2 mil detentos em atividades laborais. Isso corresponde a 31% da população carcerária do Estado. São mais de 180 convênios com empresas e órgãos públicos. E em 90% das 50 unidades prisionais, há projetos de ressocialização por meio do trabalho.

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!