Economia

Mercado de biodefensivos cresce mais de 70% no Brasil em um ano

O resultado supera o percentual de crescimento do mercado internacional.

22 MAR 2019 • POR • 11h30

A produção de produtos biológicos para controle de pragas e doenças agrícolas cresceu 77% no último ano no Brasil. Cerca de 20 empresas que representam 70% do mercado nacional de biodefensivos movimentaram no ano passado mais de R$ 460 milhões.

O resultado supera o percentual de crescimento do mercado internacional. Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (21) pela Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico (ABCBio). O crescimento do mercado brasileiro de defensivos biológicos segue tendência mundial de redução do uso de agroquímicos segundo a diretora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Rose Monerrat.

No controle biológico são usados organismos vivos ou obtidos por manipulação genética para combater pragas e doenças provocadas por lagartas comuns, mosca, vermes e outros agentes nocivos para a agricultura. Os biodefensivos podem ser utilizados em qualquer cultura, desde frutas e verduras, até grãos.

O professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), José Roberto Parra, lista uma série de vantagens para o uso de biodefensivos, principalmente o aspecto ecológico. O mercado está crescendo, mas quase metade dos produtores brasileiros ainda não conhecem os produtos biológicos. Os especialistas apostam que apesar dos desafios, o Brasil tem condições de desenvolver com excelência um modelo de controle biológico adequado para a região tropical.