Santa Catarina

Notificações de doadores de órgãos cai 30% em 2018 no Hospital São José

O cenário preocupa e tudo indica que 2019 não deve ser muito diferente que o ano anterior.

11 MAR 2019 • POR Jornalismo Rádio Jaraguá • 07h59

Santa Catarina lidera pela sétima vez em oito anos, o ranking de doadores de órgãos e tecidos do país. Em 2013, a SC Transplantes beneficiou 1.175 pessoas. Foram 26,8 doadores por milhão de população, enquanto a média nacional ficou em 13,3. 

Segundo o coordenador do SC Transplante, Joel Andrade, os órgãos mais transplantados são os rins, com 268 procedimentos. Em segundo lugar está o fígado, com 116 transplantes. 

O tecido mais transplantado é a córnea, com 504 procedimentos. Santa Catarina conta com uma central de notificação, três organizações de procura de órgãos e 36 comissões hospitalares de transplantes. 

No hospital São José de Jaraguá que já chegou a liderar o ranking de notificações no estado, a queda chegou a 30% em 2018, se comparado ao ano anterior. Segundo dados da Central de Transplantes de Santa Catarina, em 2017, das 42 notificações, 54,8% resultou em transplante. Já em 2018, houve 28 notificações sendo que 48,9% desse total, algum órgão foi transplantado. 

O cenário preocupa e tudo indica que 2019 não deve ser muito diferente que o ano anterior. Para o médico responsável pelo setor de transplantes, Manoel Tassinari, a explicação para esses indicadores se deve a perda da referência em neurologia para a região do Planalto Norte.

Outro dado que chama a atenção é o perfil do possível doador que muda ao não ter mais as notificações da região do Planalto Norte. 

De acordo com o especialista, dificilmente a unidade voltará, no curto prazo, a níveis elevados de notificações do passado.

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!