Geral

Defesa Civil e Ministério Público exigem providências dos municípios sobre áreas de risco

Regionais da Defesa Civil do estado se reuniram em vídeo conferência na tarde desta quinta-feira (28)

1 MAR 2019 • POR Sérgio Luiz • 17h00

As várias regionais da Defesa Civil em Santa Catarina se reuniram em vídeo conferência na tarde desta quinta-feira (28). Foram apresentados os problemas de cada região e discutidas as medidas a serem implementadas. Foi discutido também sobre o mapeamento das áreas de risco feito em 2012, em todos os 295 municípios do estado. E o que cada cidade deveria fazer para o devido gerenciamento das áreas de risco, que passa pelo treinamento e esclarecimento da população, até medidas urgentes como obras de contenção ou mesmo de retirada das pessoas de determinados locais.

De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil, Sargento Osvaldo Gonçalves, o episódio recente de deslizamento de terra no bairro Vila Freitas em Guaramirim, é um exemplo de um local com áreas que não poderiam ser habitadas, mesmo assim, várias famílias se instalaram sem a interferência dos órgãos fiscalizadores. 

Segundo Gonçalves o estudo feito pelos geólogos do estado na Vila Freitas, gerou um relatório que já foi repassado ao município de Guaramirim.

Quanto ao levantamento feito em todo o estado identificando as áreas de risco, o coordenador da Defesa Civil comenta sobre o resultado desse trabalho, que só terá efeito prático, se os municípios fizerem a sua parte. 

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!