Variedades

Planejamento financeiro é o caminho para obter vida mais tranquila na aposentadoria

Educador financeiro ensina quatro passos importantes para alcançar objetivo

4 MAR 2019 • POR Liberdade de Ideias • 06h00
A Reforma da Previdência é um dos grandes desafios do Governo Federal, com as novas regras discutidas à exaustão pelos próximos três meses. Independente da aprovação, a aposentadoria pública continuará a não ser suficiente, como explica o professor e educador financeiro, Carlos Afonso. “O valor se manterá limitado ao teto estabelecido pelo INSS. As novas regras referem-se ao aumento do tempo de contribuição e idade da aposentadoria, e não ao aumento dos valores dos benefícios”, elucida o professor que também é autor do livro ‘Organize suas finanças e saia do vermelho’. 
 
O cenário pede a elaboração de planos alternativos para garantir rendas mais atraentes, afinal, segundo os dados do próprio INSS – Instituto Nacional do Seguro Social –, de cada três aposentados dois recebem um salário mínimo por mês. “Inúmeros são os casos em que as pessoas seguem trabalhando ou, ainda, precisam da ajuda financeira da família. Porém, a educação e consciência financeira são aliados muito fortes para reverter esse quadro”, revela o professor Carlos que, também, traz dicas simples e valiosas para alcançar um planejamento mais efetivo. 
 
1. Defina uma meta financeira 
 
Estabelecido qual padrão de vida que se deseja ter no futuro, é importante fazer as contas para descobrir o quanto é necessário economizar até a data da aposentadoria e reservar um percentual da renda mensal para essa finalidade. Feito isso, este valor precisa ser automaticamente investido em uma aplicação financeira, e devidamente rentabilizado. Lembre-se: os gastos na terceira idade são sempre maiores, a exemplo, dos planos de saúde.
 
2. Comece a guardar dinheiro desde cedo
 
A economia para o futuro deve ser um hábito de vida e não uma atitude tomada apenas em épocas turbulentas. O valor acumulado mensalmente deverá ser calculado com base no orçamento atual e no valor total que se deseja atingir ao chegar à aposentadoria. 
 
3. Invista o dinheiro a longo prazo
 
Economizar o salário para garantir uma boa aposentadoria é muito difícil. Por isso, vale empregar o dinheiro em opções de investimento a longo prazo, como CDBs (Certificado de Depósitos Bancários), LCIs (Letras de Crédito Imobiliárias) e LCAs (Letras de Crédito ao Agronegócio) – protegidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), a segurança é qualitativa nessas escolhas. 
 
4. Revise seu plano de aposentadoria regularmente
 
Existem dezenas de fatores que podem afetar o planejamento da aposentadoria: a economia do País, a política de juros do governo, a disponibilidade de investimentos, a própria carreira, entre tantos outros fatores.
 
Por isso, é importante não deixar o plano engessado e sim maleável de acordo com as situações e imprevistos. A dica é: no momento de bonança, por exemplo, aumentar o valor guardado ou fazer um investimento extra.
 
Isso torna a revisão do plano condição substancial para obter bons frutos dos rendimentos. 

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!