Jaraguá do Sul

Prefeitura busca parceria para divulgar turismo religioso em nível nacional

Durante as visitas foi divulgado o perfil socioeconômico do município e entregues impressos turísticos, como o Guia de Atrativos Religiosos

21 FEV 2019 • POR PMJS • 20h14

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, planeja organizar evento nacional direcionado às agências e operadoras de viagens, trade turístico e demais atores do setor, especialmente voltados ao turismo religioso. A ideia é promover o encontro ainda no primeiro semestre de 2019, com a participação dos integrantes do Grupo de Turismo Religioso de Jaraguá do Sul, formado por representantes das igrejas católica e luterana.

O primeiro passo para impulsionar e dar maior visibilidade ao segmento ocorreu na terça-feira (19), durante visita à Domus Viagens, em Curitiba, especializada em roteiros nacionais e internacionais motivados pela fé. A indicação partiu do próprio trade turístico de Jaraguá do Sul.

A comitiva jaraguaense contou com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Domingos Sávil Zancanaro, o diretor de Turismo, Marcelo Nasato, e o chefe de Desenvolvimento Turístico, Giuliano Sávio Berti. Na sequência também foi visitada a Paraná Turismo (PRTUR), órgão governamental do Estado vizinho.
 
Durante as visitas foi divulgado o perfil socioeconômico do município e entregues impressos turísticos, como o Guia de Atrativos Religiosos, em que são elencadas as 30 edificações católicas e luteranas de relevância arquitetônica, histórica e de manifestações cristãs.

Potencial para desenvolver

O secretário Domingos Zancanaro entende que os contatos realizados na capital paranaense foram bastante produtivos e destaca a receptividade encontrada junto ao diretor da Domus Viagens, Pedro Kempe, e ao diretor técnico da PRTUR, Rafael Andreguetto. Revela que a Domus, que tem filial em Blumenau,  se prontificou a contribuir na divulgação dos atrativos religiosos de Jaraguá do Sul e disponibilizou mailing list com empresas brasileiras que operam com o turismo religioso, conveniados e não conveniados com a empresa.

“Essa contribuição (da Domus Viagens) vai nos ajudar na promoção de um evento macrorregional, no sentido de divulgação do turismo religioso, para fomentar a atividade no município, melhorando a geração de trabalho e renda, e por consequência, a economia local”, pontua o secretário Domingos. O desafio abarca a participação da pasta e de outras instituições, como o Conselho Municipal de Turismo (ComTur), Vale dos Encantos Convention & Visitors Bureau, núcleo de hospitalidade da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), entre outros envolvidos na área.

Vale destacar que estruturar a logística de recepção ao turista inclui, além da visitação aos pontos turísticos, garantir qualidade em hospedagem, opções gastronômicas e transporte. O carro-chefe do turismo religioso em Jaraguá do Sul é a visitação da rota do Servo de Deus Padre Aloísio Boeing, em processo de beatificação, a Chiesetta Alpina, o templo luterano Apóstolo Pedro, entre outros, e manifestações de fé, como a via sacra do Rio Molha e a festa de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Ilha da Figueira.

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!