Voleibol

Do Projeto Evoluir para as quadras do mundo

Ao longo de 19 anos, 40 selecionados representaram Jaraguá do Sul em competições pelo Brasil.

19 FEV 2019 • POR PMJS • 20h00

O Dia do Esportista é comemorado hoje (19), data oportuna para iniciar o envolvimento de milhares de aspirantes envolvidos com as 20 modalidades coordenadas pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Das 4.960 inscritas nos 15 polos que recebem orientação e praticam atividades esportivas supervisionadas, vale o registro da 1,4 mil crianças e adolescentes praticantes de voleibol por meio do Projeto Evoluir.

Do projeto, que entra no 19º ano, saíram muitos dos 40 selecionados de 14 a 18 anos que representam Jaraguá do Sul em competições como Olesc (até 16 anos), Joguinhos (até 18) e mirim (até 15 anos). As três categorias dividem a quadra da Marisol, em dias da semana alternados, das 13h30 às 17h30.

Quadra e os olhares atentos dos técnicos Benhur Sperotto e Luiz Carlos Rodrigues da Silva têm revelado atletas para competições importantes. Dos atuais, dois integram a seleção catarinense sub 18. “O projeto Evoluir é referência. Não tenho conhecimento de outro município do Brasil que envolva tantos estudantes”, conta o fundador do projeto, Benhur Sperotto.

Além de atletas, o Evoluir revelou o atual técnico, Luiz Carlos Rodrigues da Silva, o Kadilac, integrante da Seleção Brasileira. “O Kadilac iniciou com a gente em 2002 e hoje é uma das referências do brasileiro”, orgulha-se Sperotto. Na coordenação do projeto há 19 anos, o técnico Sperotto tem uma lista de desportistas que iniciaram com o projeto e hoje ocupam espaços internacionais do voleibol. Um deles é Marcelo Hister, estudante da Escola Max Schubert, revelado pelo projeto Evoluir que hoje joga pela Espanha.

Outro é José Jorge Sousa dos Santos Júnior, que defende o esporte na Argentina. “Humilde e dedicado morou algum tempo no alojamento do Juventus, disputou dois campeonatos por Jaraguá e logo chamou atenção de muitos treinadores. Também cita Rafael Marcarini, natural de Jaraguá do Sul e que tem os primeiros passos revelados na Escola Gertrudes Milbratz que hoje defende o Esporte Clube Cruzeiro. Dos que continuam em casa, dois nomes fazem parte da Seleção Catarinense sub 18: Zancan e Jonas. Tenho orgulho de dizer que todos estes nomes e muito outros são frutos do Projeto”, pondera.

Mais sobre:

Marcelo Hister - Veste a camisa do Río Duero, da cidade de Sória, na Espanha. Viveu sua primeira experiência europeia na temporada 2016/2017, quando atuou pelo Sigma Aversa, da Itália. Cria do Projeto ‘Evoluir’, ele iniciou sua carreira na Escola Max Schubert, de Jaraguá do Sul, e depois de jogar cinco anos pelas equipes de rendimento do município, atuou como profissional pelo Londrina (PR), Santo André (SP) e Juiz de Fora (MG). 

Junior - O central José Jorge Sousa dos Santos Júnior, mais conhecido como Júnior, disputa a temporada 2018/2019 com a camisa do Libertad Burgi Vóley, da Argentina. Júnior jogou pela Unisul, defendeu o Blumenau e muitos outros times. Com marca de 347 centímetros no alcance do ataque e 330 no bloqueio, atuou na categoria infantojuvenil da Seleção Brasileira e conquistou, em 2004, o ouro no Campeonato Sul-Americano na Colômbia. Foi prata no Campeonato Mundial na Argélia em 2005.

Há várias temporadas no voleibol argentino, possui muitos resultados internacionais importantes, como ouro no Campeonato Sul-Americano de Clubes de 2013, e nesta competição possui três medalhas de prata nos anos de 2011, 2012 e 2014 e um bronze obtido na edição do ano de 2010;já no Campeonato Mundial de Clubes foi semifinalista em 2013 e conquistou o inédito bronze no ano de 2014.

Marcarini – Natural de Jaraguá do Sul, teve os primeiros passos no voleibol ainda na escola Gertrudes Milbratz. Nascido em 12 de janeiro de 1997, participa da Seleção Brasileira infantojuvenil. Tem, entre os títulos, os Joguinhos Abertos e o Sul-Americano Infantojuvenil. Tem passagens por times de Santa Catarina e Minas Gerais.

Outros talentos revelados na cidade

Rodrigo Telles, oposto, oriundo da Escola Renato Pradi, é campeão Sul-Americano U18 em 2008, Brasileiro de Seleções em 2007, tem passagens pela Seleção Catarinense e Brasileira, além de vários clubes nacionais que disputam a Superliga, entre eles, Taubaté (SP), Sada Cruzeiro (MG), Canoas (RS), além do voleibol argentino. Atualmente está na equipe de Ribeirão Preto (SP).

Renan Levandowyski, central, campeão do Joguinhos Abertos de SC em 2010, com passagens pela seleção Catarinense e vários clubes da Liga B e da Superliga do Voleibol Brasileiro. Jogou na Argentina, Oriente Médio e atualmente defende a Equipe de São José Vôlei (SP), na Liga B.

Lucas Thomaz, ponta, campeão estadual infantojuvenil e dos Joguinhos Abertos de SC em 2013, com passagens por clubes da Superliga, entre eles o Sesi (SP), Canoas (RS) e Ribeirão Preto (SP). Defende, atualmente, a equipe do Maringá (PR) na Superliga.

Rodrigo Leitzke, central, bicampeão Estadual e dos Joguinhos Abertos de SC, com passagens por seleções catarinenses e brasileiras. Atuou em clubes na Superliga como Sesi (SP) e Maringá (PR). Defende, atualmente, a equipe de São Bernardo (SP) na Superliga.

Marcos Alves, levantador, campeão estadual e dos Joguinhos Abertos de SC, campeão da maior competição de clubes do Brasil Taça Paraná, em 2013, com passagens por equipes adultas de São Caetano (SP), Palmas (PR). Defende, atualmente, a equipe Universitária, de Chapecó.

Hendrio Scharwtz, levantador, campeão estadual e dos Joguinhos Abertos de SC. Campeão da maior competição de clubes do Brasil Taça Paraná, em 2013. Defende, atualmente, a equipe Palmas (PR).

Caetano Bittencourt, líbero, campeão estadual e vice dos Joguinhos Abertos de SC, com passagens pela equipe Adulta de Palmas (PR). Defende, atualmente, a equipe de Blumenau, na Liga B.

Guilherme Rech, central, oriundo do Projeto Evoluir na Escola Machado de Assis, campeão Sul-Americano U18. Integra, atualmente, a Seleção Brasileira U18 que se prepara para o Mundial da Categoria. Contam com passagens pelo Sada Cruzeiro e atualmente disputa da Liga pela equipe de Lavras (MG).

Títulos do voleibol masculino de Jaraguá do Sul
 
Tetracampeão dos Joguinhos Abertos de SC, em seis finai;
Bicampeão da Olesc em quatro finais;
Tetracampeão Estadual U19;
Pentacampeão Estadual U17;
Campeão Iniciante;
Campeão pré-mirim;
Campeão mirim;
Campeão Juvenil;
11 jogadores com passagens e títulos com a Seleção Brasileira U19 e U21

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!