Variedades

Jaraguá do Sul terá passeios de Maria Fumaça em junho

Serão 17 quilômetros de belas paisagens, percorridos pela lateral do rio Itapocu

18 FEV 2019 • POR • 19h00

A reativação dos nostálgicos passeios turísticos de Maria Fumaça pelos caminhos de ferro de Jaraguá do Sul até Corupá está programada para junho, nos dias 8, 9, 15, 16, 20, 21 e 22. A confirmação dessas datas ocorreu na quinta-feira, após reunião entre a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, com representantes daAssociação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e da operadora Vivendo Turismo.

O ponto de partida da locomotiva a vapor será a antiga estação ferroviária, onde hoje funciona a sede da Diretoria de Cultura (Secel), na avenida Getúlio Vargas. Serão 17 quilômetros de belas paisagens, percorridos pela lateral do rio Itapocu. O trajeto, que promete uma volta no tempo, soma cerca de uma hora (ida e volta). A locomotiva tem capacidade para 460 lugares.

A comercialização antecipada dos tíquetes será feita na sede da Vivendo Turismo e em locais a serem definidos. O passeio inclui transporte de ônibus via Corupá/Jaraguá do Sul e Jaraguá do Sul/Corupá. De acordo com o vice-presidente da ABPF, Marlon Ilg, o custo unitário dos tíquetes gira em torno de R$ 50.

Tratativas avançadas

De acordo com o diretor de Turismo do município, Marcelo Schiochet Nasato, as tratativas para a retomada das viagens de Maria Fumaça estão avançadas e dependem apenas da outorga da Rumo Logística. Nasato reitera que esse tipo de roteiro deixou de ser realizado em Jaraguá do Sul há cerca de duas décadas, gerando grande expectativa junto à comunidade.

“Por motivos técnicos, a reativação dos passeios não ocorreu no ano passado. Os jaraguaense foram presenteados, no dia 21 de dezembro, com a chegada da Maria Fumaça iluminada pelo projeto Nos Trilhos do Natal 2018”, relembra. “Já estamos tralhando para que a Maria Fumaça venha novamente para o período pré-natalino em 2019. Com isso, esperamos proporcionar um novo atrativo para Jaraguá do Sul, mais uma opção de lazer”, pontua o diretor de Turismo.

“A ideia é movimentar a cidade nesses finais de semana de passeios de trem, trazendo grupos de fora, para incrementar o comércio e o setor gastronômico”, observa Marcelo.

“O desenvolvimento de Jaraguá do Sul foi pautado pela linha férrea. É um marco muito importante o resgate dessa estrutura, uma forma de mostrar como era o transporte em décadas passadas, conclui Marcelo Nasato”.

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!