Guaramirim

Fortes chuvas causam deslizamentos e deixam mais de 200 desalojados

Grupo de Resposta às Ações Coordenadas (Grac) esteve reunido desde a madrugada para avaliar ocorrências

18 FEV 2019 • POR Prefeitura de Guaramirim • 15h25
As fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias provocaram grandes estragos em Guaramirim. A Prefeitura Municipal, através do Grac (Grupo de Resposta às Ações Coordenadas), esteve reunido desde a madrugada de segunda-feira (18) nos Bombeiros Voluntários do município para avaliar as ocorrências e prestar atendimento às famílias atingidas. O município decretou situação de emergência.
 
De acordo com o prefeito Luis Antonio Chiodini, que responde pelo comando do Grac, a situação mais crítica é no Vila Freitas, onde um deslizamento de terra ocasionou a destruição de dez residências e a interdição da SC-108. Os moradores conseguiram sair antes do deslizamento acontecer. Foram registrados pontos de alagamento nos bairros Centro, Avaí, Nova Esperança e pequenos deslizamentos em outras localidades, todos sem vítimas. 
 
Cerca  de 200 pessoas ficaram desalojadas e o município disponibilizou um abrigo para recebê-las, porém apenas quatro pessoas utilizaram o espaço até o nível da água baixar em seus imóveis. As demais se dirigiram para casa de amigos ou parentes. 
 
Conforme o diretor da Defesa Civil de Guaramirim, Ezequiel de Souza, nas últimas 72 horas foi registrado o acumulado de 262 milímetros de chuva no município. Além dos pontos onde já ocorreram deslizamentos e alagamentos, o Grac e administração municipal se preocupam com as áreas de risco, onde o solo está encharcado e podem ocorrer novos deslizamentos. “Os integrantes do Grac e voluntários deram o suporte necessário para atender as famílias atingidas, priorizando a segurança das pessoas para posteriormente iniciar os trabalhos de limpeza e recuperação dos locais atingidos”, diz.
 
O Grac tem o intuito de planejar ações e um sistema de comando de operações para que o município esteja preparado para agir em situações de emergência. Ele é formado por representantes da Prefeitura, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Voluntários e Militar, Polícia Militar e Jeep Club.
 
OCORRÊNCIAS
• Por volta da 1h30: ocorrência de maior volume - deslizamento de terra na Vila Freitas, que ocasionou a destruição total de dez casas e a interdição da SC-108. Todas as pessoas conseguiram sair a tempo.
• A partir disso, foram registrados pequenos deslizamentos em outros bairros interditando vias públicas e quedas de muro.
• Alagamento das principais ruas do Centro, Avaí, Nova Esperança.
• Enxurrada no bairro Amizade, atingindo casas mas sem vítimas
• Duas quedas de árvore, uma na Vila Amizade e outra às margens da SC-108
 
NÚMEROS
• 200 pessoas desalojadas
• 10 casas atingidas no deslizamento na Vila Freitas
• 2 escolas atingidas por alagamentos
• Prejuízo material em todo o município ainda não calculado

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!