Economia

Multinacional americana projeta fortalecimento no mercado com a nova unidade em SC

SDS e Investe SC recepcionaram investidores em Florianópolis

15 FEV 2019 • POR SDS • 13h30

Com uma estimativa de gerar entre 600 e 800 vagas de emprego até 2022, e uma expectativa de investimento, em longo prazo, de até R$ 20 milhões, a multinacional americana Cooper Standard, líder global em fornecimento de sistemas e componentes para a indústria automotiva, trabalha em importantes ações para fortalecer a sua presença no Brasil onde sua nova fábrica, na cidade de São Bento do Sul, em Santa Catarina, tem papel fundamental para atender clientes da Região Sul do Brasil. A previsão que as instalações comecem a funcionar plenamente em setembro deste ano. 

A empresa que em 2018 foi premiada, com projetos de incentivo à inovação, na cidade de Atibaia (SP), possui também relevante preocupação com questões ambientais, e investem em projetos sociais. 

O secretário de Estado da SDS, Lucas Esmeraldino, ressalta a importância "do cidadão ter dignidade, emprego e renda e, para isto, é preciso que o Estado cumpra seu papel, entre os quais, está a atração de empresas. Santa Catarina recebe o investidor e dá todo suporte para que tenha todo apoio e segurança jurídica para aqui se desenvolver”, destaca. 

Nesta quarta-feira (13) ocorreu a primeira reunião em Florianópolis, na sede da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo, entre os executivos da empresa, a diretoria de Desenvolvimento Econômico da SDS, representantes da Investe SC, agência de promoção de investimentos em Santa Catarina e a Secretaria Municipal Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Bento do Sul. 

O secretário adjunto da SDS, Amandio Junior, destacou que o papel do Governo é desburocratizar o processo para a vinda de novas empresas no Estado. “É importante frisar que este trabalho é feito dentro de todo o processo legal que a empresa deve percorrer, porém, não devemos burocratizar este trâmite”, explicou ele, citando como exemplo, o trabalho realizado pela INVESTE SC, uma parceria entre Governo e a Federação das Indústrias de Santa Catarina, que busca ser um canal de apoio ao investidor que chega a Santa Catarina. 

O diretor administrativo da Cooper Standard na América do Sul, Jürgen Kneissler, lembra que a escolha por Santa Catarina foi estratégica já que a nova fábrica é dedicada aos principais clientes da Região Sul, como General Motors e Volkswagen. 

No Brasil, a nova unidade se soma a outras instalações da companhia em Atibaia (SP), Varginha (MG) e Camaçari (BA), fornecendo itens automotivos para os principais fabricantes instalados no Brasil. A unidade catarinense vai permitir a ampliação da empresa no mercado brasileiro.

“Conseguimos em tempo recorde obter as licenças e recebemos todo apoio logístico para a instalação rápida. Em Santa Catarina este processo aconteceu de forma ágil e sem burocracia”, avalia Kneissler. 

O diretor de Desenvolvimento Econômico da SDS, Antônio Slosaski, que também integra à equipe da INVESTE SC, lembra que quando o investidor chega ao Estado, tem muitas portas que precisa bater. “Somos parceiro da empresa e nosso trabalho é recepcionar o empresário aqui”, explica.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Bento do Sul, Adelino Denk, destaca a importância para o Município em receber empresas que vão gerar desenvolvimento econômico e social à região. 

“Nosso objetivo é diversificar a economia e gerar emprego e renda. Sem contar que esta empresa desenvolve um papel social junto à comunidade que, com certeza, irá estimular outras a fazerem o mesmo”, destacou Denk. 

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!